Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece diversas atividades a jovens e idosos de Quatro Barras

Acolhendo idosos e jovens em situações de vulnerabilidade social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizado em Quatro Barras oferece atividades socioeducativas, culturais e esportivas aos participantes dos grupos.

 

O atendimento à pessoa idosa é hoje dividido em diferentes grupos nos bairros Centro, Borda do Campo, Jardim Menino Deus e Palmitalzinho (da área rural) e é realizado pelas equipes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

 

Contando com integrantes a partir dos 60 anos, o serviço traz atividades de orientação social, trabalhos manuais, contação de histórias, atividades intergrupos, passeios em pontos turísticos de Quatro Barras, programas de lazer e atividades esportivas. Além disso, recebem palestrantes para orientação sobre cuidados com a saúde e direitos dos idosos.

 

Todas as realizações são baseadas em eixos de direcionamento social, como envelhecimento ativo e saudável, igualdade e justiça, convivência social e autonomia. Os encontros ocorrem uma vez na semana para os moradores do Jardim Menino Deus, Centro e Borda do Campo e uma vez a cada duas semanas para os participantes da área rural.

 

Já o acolhimento de jovens se concentra em encontros realizados durante três dias da semana. São ofertadas atividades esportivas, como vôlei, futebol e judô, aulas de informática básica e serviços de orientação social.

 

O grupo Adolescer, ligado ao serviço de convivência, reúne jovens de 11 a 14 anos, com foco no fortalecimento de vínculos familiares.

 

Também vinculado à iniciativa, o grupo Espaço Jovem possui o diferencial de encaminhar adolescentes de 15 a 17 anos ao mercado de trabalho. Algumas das atividades consistem em palestras ministradas por instituições direcionados ao primeiro emprego, visitas a empresas do município e participação na Feira de Profissões da Universidade Federal do Paraná.

 

As inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos já estão abertas para participação neste ano. É necessário comparecer ao CRAS mais próximo, portando carteira de identidade (RG) e comprovante de endereço.

 

CRAS Leonor Oliveira Andreatta – Rua Pedro Cambio Cortiano, 209, bairro Jardim Pinheiros. Telefone: 3671-8800, ramal 7941.

 

CRAS Praça CEU – Rua Santa Catarina, s/n, bairro Jardim Menino Deus. Telefone: 3671-8800, ramal 7736.