UPA 24h é inaugurada em Piraquara

O município de Piraquara agora conta com uma UPA 24h, denominada Armando Neme Filho. O complexo de mais de mil metros quadrados, localizado às margens da Rodovia João Leopoldo Jacomel, foi inaugurado oficialmente no último dia 27 e está aberto à população desde esta terça-feira, dia 1º. O prédio conta com quatro consultórios médicos, duas salas de triagem, sala de curativos, sala de sutura, recepção para mais de 90 pessoas sentadas, banheiros adaptados para os pacientes com necessidades especiais, área externa com jardim e estacionamento.

 

A secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, lembra que o local ainda conta sala de emergência com três leitos, para atendimentos com maior gravidade, conhecida como sala vermelha. “Essa sala tem equipamentos de suporte básico à vida, como ventiladores pulmonares modernos, monitores cardíacos, aparelho de eletrocardiograma e bombas infusoras para administração de medicamentos”.

A unidade também é equipada com aparelho de raios-x para facilitar o diagnóstico, e ofertará exames laboratoriais e demais exames de imagens por meio de serviços credenciados como tomografias e ecografias. “Para os casos onde os pacientes necessitarem permanecer em observação, a UPA dispõe de três leitos clínicos femininos, três leitos clínicos masculinos, quatro leitos de pediatria e dois leitos de isolamentos para pacientes portadores de doenças infecto contagiosas”.

 

Maristela afirma que a unidade só reforça um compromisso dessa gestão com a população. “Todo o trabalho de priorização e investimentos na Saúde iniciou ainda em 2013. A UPA é uma obra importante, mas já foram feitas tantas outras e vamos fazer muito mais”.

 

Para o prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a inauguração da UPA 24h representa um salto na qualidade do atendimento à população de Piraquara. “Piraquara é uma nova cidade e com toda a transformação que fizemos na cidade, essa UPA só veio completar isso. Essa conquista é resultado do empenho de muita gente. Nosso desafio a partir de agora é a manutenção e aprimoramento do serviço”.

 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, que esteve representando o governador Ratinho Junior, destaca que há uma necessidade em ampliar a atenção à Saúde na Região Metropolitana de Curitiba. “Temos aqui paranaenses de todas as regiões do estado; é um local que precisa de uma atenção especial. Este é um momento em que o município de Piraquara dá um grande passo, uma caminhada, na área da Saúde, que é um dos maiores desafios de uma gestão, porque a saúde das pessoas nunca termina, sempre tem algo diferente. Tenho certeza que essa porta vai atender muitas pessoas e o nosso desejo é que os profissionais consigam responder as demandas e atender a todos com muito carinho”.

O deputado federal Luizão Goulart aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da implantação do novo serviço para a população. “Parabéns a toda equipe da Prefeitura de Piraquara por viabilizar esse serviço de extrema importância para as pessoas. Fiquei feliz em poder ajudar com a destinação de recursos para a UPA 24h, pois sei que os municípios possuem grandes dificuldades para o custeio dessas estruturas”.

Também prestigiaram a inauguração os deputados estaduais, Paulo Litro e Alexandre Amaro. A primeira dama, Ana Elizabete Mazon Tesserolli, o vice-prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta – Lara, os vereadores Amilton Lima, Cicero Soares de Oliveira, Vandinho, Eugênio Huller, Ghiovanny Lorusso, Guanair Denilson dos Santos, Professor Pedro Zaro, Jeremias Pereira, Marcelinho da Saúde, Valdeci de Andrade, Nanico e Weliton Figueiredo, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silmara Ribas, o diretor de Operações do INCS, João Gilberto, gestores da saúde de outros municípios, regional de saúde, conselhos, entre outras autoridades.