Pinhais vai comemorar 28 anos com esporte, lazer e serviços para a comunidade

Pinhais vai completar 28 anos de emancipação política no próximo dia 20 de março. As comemorações começam no sábado, dia 7, e seguem até o dia 17. Como nas últimas edições, a prefeitura disponibilizará serviços para comunidade, eventos com cunho educativo e atividades que promovem o esporte e lazer. São convidados para celebrar a data não somente os pinhaienses, mas também visitantes de outras cidades.

A programação inclui celebrações católica e evangélica, missa de ação de graças, caminhada ecológica, Programa Justiça no Bairro, Sesc Cidadão, Feira Municipal de Serviços, passeio ciclístico, ação socioambiental, entre outros. A relação completa com data, horário e local dos eventos está disponível no site da prefeitura (www.pinhais.pr.gov.br) e também pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais.

Confira a programação

Celebração Evangélica – 7 de março, das 17h às 21h

Local: CENFORPE – Avenida Iraí, 696, Weissópolis.

 

Caminhada Ecológica – 8 de março, a partir das 8h

Local: Parque das Águas – Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica.

 

Celebração Católica e IV GICAPI (Gincana Católica) – 8 de março, 13h às 17h

Local: CENFORPE – Avenida Iraí, 696, Weissópolis.

 

Missa de Ação de Graças – 8 de março, 18h

Local: Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança – Avenida Camilo di Lellis, 970, Centro.

 

Programa Justiça no Bairro, Sesc Cidadão e Feira Municipal de Serviços – 14 de março, das 8h às 17h

Local: Escola Municipal Marins de Souza Santos, Avenida Cotinga, 2.449, Jardim Claudia.

 

Passeio Ciclístico – 15 de março, a partir das 8h

Saída: Bosque Municipal – Rua 24 de Maio, s/n – Centro

 

Chegada: Bosque Bordignon – Rua Enedina Irael da Rosa, s/n – Alto Tarumã

 

Ação Socioambiental – 17 de março, 10h

Local: Parque Linear do Atuba – próximo à rotatória da Rua Santa Helena

 

Menor cidade do Paraná está entre as mais populosas e ricas do estado

Apesar de jovem, Pinhais destaca-se no cenário regional. Entre as marcas registradas da cidade estão o Autódromo Internacional, o Expotrade, o Parque das Águas e seus grandes condomínios horizontais, como o Pineville, o Alphaville Graciosa e o Alphaville Pinheiros.

Apesar de ser o menor município do Paraná em área territorial, com 60.920 quilômetros quadrados, Pinhais é o 14º mais populoso, com mais de 130 mil habitantes, e está entre as dez maiores economias do estado. O setor industrial é um dos maiores responsáveis por essa colocação. Das mais de 11 mil empresas ativas no município, 840 são classificadas como indústria e empregam aproximadamente 12 mil trabalhadores. Os principais ramos de atuação das fábricas de Pinhais são metalmecânico, plásticos e componentes eletrônicos. Nos últimos anos, Pinhais também tem se consolidado como polo da cerveja artesanal, outra área que tem impulsionado a economia e o turismo pinhaense. 

Avanços

Uma das principais mudanças vistas no município nos últimos anos foi em relação à infraestrutura urbana. Hoje Pinhais tem asfalto em quase 100% das ruas, além de calçadas e ciclovias em quase toda a cidade. A prefeitura também tem investido na construção de parques lineares, a exemplo do Bosque Municipal e do Parque das Águas, que foi inaugurado há um ano e já é reconhecido como um dos maiores e mais belos da região.

História

No fim do século XVII, Pinhais pertencia ao território de Curitiba, com delimitações que se estendiam, a leste, até a serra de Paranapiacaba, que ocupava todo o território onde hoje é a região metropolitana da capital. Em 1980, uma parte desse território foi desmembrado, passando a pertencer ao município de Colombo, Pinhais, fazia parte disso e, passou então a pertencer a Colombo. Cinquenta anos depois, em 1932, pela interferência de Manoel Ribas, que administrava o estado, Pinhais passou a pertencer ao município de Piraquara.

No início da década de 1960, com o crescimento da população de Pinhais, os moradores reivindicaram instalações de serviços públicos locais, mesmo época em que os primeiros representantes políticos de Pinhais começaram a se destacar e ocupar espaço na ordem pública de Piraquara. Com isso, Pinhais foi elevado à categoria de Distrito em 21 de Novembro de 1964.

Nos anos seguintes, o distrito registrou um expressivo crescimento populacional e em 1991, foi realizado um plesbicito para saber o real interesse da população na emancipação de Pinhais, sendo que quase 90% dos participantes votaram a favor de emancipar a localidade. Então, pelo decreto do deputado estadual Aníbal Khury, o município de Pinhais foi oficialmente instalado no dia 20 de março de 1992.

O município em números

População estimada 2018: 130.789 pessoas

População no último Censo (2010): 117.008 pessoas

Entre as 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócio

Entre as 10 maiores economias do estado

Possui o 14º melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Paraná

Apontado como o 3º melhor índice da Firjan de Desenvolvimento Municipal do Estado

Os prefeitos da cidade

João Batista Costa – até 1997

Siegfried “Zico” Böving – até 2000

Luis Cassiano de Castro Fernandes – até 2005

Mário Bonaldo – 2006 a 2008

Luiz Goularte Alves (Luizão) – de 2008 a 2016.

Marli Paulino – de 2017 até hoje