Marli se reelege em Pinhais e fica com maioria na Câmara

Próxima legislatura terá 16 vereadores homens e uma vereadora mulher. Oito partidos elegeram representantes – seis deles aliados da prefeita

Pinhais reelegeu a prefeita Marli Paulino (PSD) no último domingo, dia 15, com 62,24% dos votos válidos. Ela recebeu um total de 36.571 votos e será reconduzida à prefeitura ao lado da vice-prefeita, Rosa Maria, do mesmo partido. O segundo colocado foi Marcos Ceschin (Pode), que teve 31,65% dos votos. Investigador Dr. Vladimir (PT), Vinicius da Cruz (PTC), Aloisio Nascimento (MDB) e Professor Rafael Guilherme (PP) obtiveram 2,03%, 2,01%, 1,82% e 0,25% dos votos, respectivamente.

O município registrou 4.055 votos nulos, o que representa 6,09%, e 3.608 votos em branco (5,42%). A abstenção foi de 25,79%, ou seja, 23.143 pessoas não votaram.

LEGISLATIVO

Apesar de ter duas mulheres reeleitas na prefeitura, Pinhais elegeu apenas uma representante feminina na Câmara. O mandato 2021-2024 terá 16 vereadores homens. Os partidos com maior representatividade entre os eleitos são o PSD – ao qual é filiada a prefeita reeleita, Marli Paulino – e o Republicanos – que compôs a mesma coligação nas eleições majoritárias e é o partido do ex-prefeito do município, Luizão Goulart. Outras quatro legendas da base aliada da prefeita tiveram candidatos eleitos: Cidadania, PSB, PSC e Pros. Outros partidos que elegeram vereadores na cidade foram o MDB e o Podemos – que teve o vereador mais votado, Renan Ceschin, filho de Marcos Ceschin, que foi o segundo colocado na disputa pela prefeitura.

VEREADORES ELEITOS