Livro discute chupa-cabras, bebê-diabo e outras criaturas que viraram notícia no Brasil

Em 1997, o jornal Tribuna do Paraná publicou uma série de reportagens sobre a aparição de uma criatura chamada de chupa-cabras no Paraná. Com imagens de ovelhas dilaceradas e reproduções em quadrinhos dos ataques, as notícias poderiam enganar o leitor de que de fato havia um monstro atacando chácaras de Campina Grande do Sul e de outras regiões do país. 

A presença de criaturas sobrenaturais no noticiário brasileiro é o tema do livro ‘A Zona Crepuscular’. A obra é fruto de uma pesquisa de quatro anos do jornalista de Pinhais Rodolfo Stancki e foi lançada pela editora Estronho, de Curitiba.

Além do caso do chupa-cabras, o livro discute a aparição do bebê-diabo, em São Paulo, em 1975. Na ocasião, o jornal Notícias Populares publicou o nascimento de um demônio no hospital do ABC Paulista. Durante semanas, manchetes diziam que a criatura estava solta pela cidade, provocando o caos.

Eventos como esse, em que o jornalismo se aproxima da ficção fantástica, mostram que nem sempre a profissão está comprometida com a verdade. Em seu livro, Stancki propõe uma maneira de compreender esses fenômenos, que sempre estiveram presentes na imprensa.

Para o autor, esses casos lidam com uma área do imaginário social em que a fantasia interage com a vida diária. O jornalismo, ao invés de tratá-los como ficção, dá a eles uma aparência de verdade. O conceito, afirma o jornalista, pode servir, inclusive, para se entender o fenômeno das fake news.

SOBRE O AUTOR

Rodolfo Stancki é jornalista, pesquisador e escritor. Além do livro ‘A Zona Crepuscular – Como a série Além da Imaginação pode ajudar a entender as imagens de ficção fantástica presentes no Jornalismo’, escreveu obras literárias e didáticas. É um dos organizadores do livro ‘O Melhor do Terror dos Anos 80’ e autor de uma coluna semanal sobre cinema de horror no portal de jornalismo cultural A Escotilha. É professor universitário de cursos de Comunicação no UniBrasil e na PUC-PR. É doutor em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPPR). Apresenta o podcast mensal Hora do Espanto.

SERVIÇO: o livro ‘A Zona Crepuscular –  Como a série Além da Imaginação pode ajudar a entender as imagens de ficção fantástica presentes no Jornalismo’ está à venda por R$ 54 no site da Editora Estronho. A obra também pode ser adquirida direto com o autor (stancki@gmail.com) por R$ 45 mais frete. Para Curitiba, Pinhais e áreas urbanas de Campina Grande do Sul e Quatro Barras não há taxa de entrega.