Hospital de Curitiba registra resultados positivos para o Coronavírus

No início da tarde desta quarta-feira, dia 11, o Hospital Nossa Senhora das Graças informou que dois pacientes atendidos no pronto-atendimento com sintomas leves tiveram resultado positivo para o Coronavírus. São os primeiros casos da doença na cidade de Curitiba. Os pacientes são um homem e uma mulher de uma mesma família e voltaram recentemente de viagem à Europa – Espanha e Holanda.

Segundo o hospital, a identificação positiva do novo coronavírus foi feita por meio de exames de sangue “disponíveis no mercado para identificação do vírus”. 

A confirmação oficial da infecção sairá após contraprova pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), o que pode acontecer somente na próxima segunda-feira, dia 16. Os pacientes foram medicados, passam bem e estão em quarentena domiciliar conforme indicação médica – diz nota do hospital.

Sesa trata caso como “provável”

Em nota, a Secretaria de e Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, tratam casos como 'prováveis'. 

“Um laboratório particular positivou o exame nesta quarta-feira, dia 11, depois do homem procurar hospital privado, passando em seguida ao isolamento domiciliar. No entanto, segundo o protocolo e as orientações do Ministério da Saúde, somente após a confirmação pelos laboratórios públicos, como o Lacen do Paraná e a Fiocruz do Rio de Janeiro, é que o resultado passa a ser validado. O material já está sendo encaminhado para a contraprova nas respectivas unidades laboratoriais. Vale lembrar que, embora o exame feito na rede privada seja considerado válido, a confirmação passa pelas autoridades sanitárias do Estado e do Município em questão, cumprindo assim o estabelecido pelo MS”, diz nota divulgada no site da Sesa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *