Em uma semana, mais de 25 paranaenses têm sarampo confirmado

O último boletim epidemiológico do sarampo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde confirmou 25 casos novos da doença no Paraná. O número total subiu de 850 para 875 em apenas uma semana.

Cerca de 90,17% das confirmações foram registradas na região metropolitana de Curitiba – a maioria na capital. O público mais atingido pela doença são os jovens de 20 a 29 anos, com 458 casos, representando 52,3% das confirmações. Na sequência, está a faixa de 10 a 19 anos, com 226 casos, representando 25,8%; e de 30 a 39 anos, com 100 casos, representando 11,4% do total de casos confirmados.

Campanha 

Permanecem em investigação 1.740 casos e 454 foram descartados. Este monitoramento registra as ocorrências a partir de agosto de 2019. “Estamos em plena campanha nacional de vacinação contra o sarampo, focando especialmente os jovens, mas imunizando também de forma seletiva, de acordo com o histórico vacinal, todo o público de cinco até 59 anos”, explica o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“A vacina está disponível em todas as 1.852 salas de imunização do estado e reforçamos que vacinar é um ato de amor ao próximo”, afirma o secretário. Para esta campanha, que começou em 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 1,2 milhão doses da vacina.

Na região, unidades de saúde abrirão neste sábado para a vacinação

Os municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul estão intensificando a campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela. As Secretarias Municipais de Saúde fazem um alerta à população sobre a importância de procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer a imunização. Para ampliar a cobertura, no próximo sábado, dia 7, as prefeituras realizam mais um ‘dia D’ da campanha. Das 8h às 17h. Confira os locais de vacinação em cada município:

Quatro Barras: unidades de saúde da sede, Jardim Menino Deus e Borda do Campo.

Campina Grande do Sul: todas as unidades de saúde estarão atendendo.

Pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos devem ser imunizadas contra o sarampo. Após o período de campanha, a vacinação volta a atender pessoas com até 49 anos apenas, por isso a oportunidade de aproveitar a data. A vacinação contra a febre amarela tem como público alvo pessoas a partir dos 9 meses de idade. Quem tiver mais de 60 anos também deve ser imunizado, mas passará por uma avaliação prévia da enfermagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *