Curitiba celebra aniversário com resgate histórico e olhar para a inovação

Os 327 anos de Curitiba serão marcados pelo resgate histórico da cidade, mas também com um olhar voltado para a inovação. Desde o início deste mês de março, a Prefeitura promove uma programação especial de aniversário, com entregas de novos ônibus para a cidade, o avanço do programa Curitiba Mais Energia, com o projeto da Pirâmide Solar da Caximba, e de obras por toda a cidade.

Nesta segunda-feira, dia 9, as Ruas da Cidadania passaram a ser o palco do espetáculo do Auto da Fundação de Curitiba. O espetáculo é uma encenação didática sobre as origens e a formação da cidade. As apresentações são para as crianças que estudam na rede municipal de ensino e para o público que frequenta as Ruas da Cidadania. “É fundamental as crianças celebrarem a cidade onde vivem. Quando existe este sentimento de pertencimento, se fortalecem esses laços com a cidade. Assim as crianças vão cuidar do lugar onde moram”, afirmou Greca.

As apresentações serão sempre às 15h. A Regional Portão/Fazendinha foi a primeira a receber a peça, que conta com 13 atores nos papéis dos três fundadores de Curitiba – Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Mateus Leme – e o Cacique Tindiquera, entre outros.

A seguir, o espetáculo poderá ser visto na Regional Matriz, nesta terça-feira, 10/3 e no Cajuru, na sexta-feira, 13/3. Na semana que vem os espetáculos serão no Boa Vista, na segunda-feira, 16/3; no Boqueirão, na terça-feira, 17/3; no Pinheirinho, na quarta-feira, 18/3; no Bairro Novo, na quinta-feira, 19/3, e em Santa Felicidade, na sexta-feira, 20/3. Na outra semana serão na CIC (segunda-feira, 23/3) e Tatuquara (quarta-feira, 31/3).

Na região central, O Auto da Fundação de Curitiba também será apresentado no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico e no Passeio Público.

No Memorial, a encenação está marcada para dois domingos: 15 e 29 de março, às 11h30. No Passeio Público, uma versão estendida da peça terá como palco a Ilha das Ilusões ou Ilha dos Poetas em três fins de semana seguidos: dias 21/3 e 22/3, 28/3 e 29/3 e 4/4 e 5/4, sábados e domingos, às 17 horas.

As celebrações do aniversário de Curitiba serão estendidas até abril, por conta da quantidade de entregas e eventos especiais para comemorar os 327 anos da cidade. Confira a programação completa pelo site da Prefeitura de Curitiba.