Com restrições, shoppings reabrem nesta segunda-feira 

Os shoppings, centros comerciais e galerias de Curitiba reabrem nesta segunda-feira, dia 25, do meio-dia às 20h. A reabertura está autorizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) em todo o Paraná com uma série de regras para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

A reabertura dos shoppings ocorre após muita pressão da Associação Comercial do Paraná (ACP), que alega centenas de demissões no setor, que passou 50 dias fechado. “Os prejuízos podem se transformar em fechamento definitivo de estabelecimentos comerciais e desemprego generalizado”, afirmou, em nota, o presidente da ACP, Camilo Turmina. A entidade espera uma redução de 70% no movimento, levando em consideração o que ocorreu nas lojas de rua. 

O projeto de drive thru adotado para as compras de Dia das Mães vai continuar ativo nos shoppings que adotaram o modelo, como o Crystal, o Mueller e o Jockey Plaza.

CONDIÇÕES

Não está permitida a entrada de idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com menos 12 de anos e nem provar roupas ou sapatos nas lojas. Nas praças de alimentação, uma equipe específica deverá ser encarregada de controlar o acesso, o tempo de permanência dos clientes e o uso de mesas – que devem ser separadas por uma distância de 2 metros. Também está proibida a modalidade de self-service. Está vedada ainda a venda de bebidas alcoólicas.