Carnaval 2020: confira a programação de Curitiba, RMC e litoral

No clube

O Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, onde ocorrem as maiores festas de carnaval da região metropolitana de Curitiba, vai promover duas matinês este ano. A primeira será no domingo, dia 23, e a outra na terça-feira, dia 25. Os eventos serão no salão social do clube, das 16h às 23h, e devem reunir atrações para toda a família. O famoso desfile de fantasias, voltado para as crianças, está marcado para as 15h do domingo. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no dia e local, das 14h às 14h45. 

Escolas de samba

Para quem gosta de prestigiar as escolas de samba locais, o desfile do grupo especial e blocos carnavalescos de Curitiba será no sábado, dia 22, a partir das 18h, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. O grupo de acesso desfila com blocos carnavalescos no domingo, dia 23, no mesmo local e horário. A apuração das notas será na segunda-feira, dia 24, a partir das 15h, no Memorial de Curitiba, que fica no Largo da Ordem.

Carnaval Nerd

Também no sábado, dia 22, em Curitiba, ocorre o Carnaval Nerd. O evento será na Praça Santos Andrade, com início às 11h, e vai contar com desfile de blocos de cosplays, como superheróis e personagens de Star Wars e Harry Potter. Um DJ vai animar o encontro com músicas temáticas.

Matinê infantil

Ainda no sábado, dia 22, a capital paranaense recebe, das 15h às 17h, uma matinê para o público infantil, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

Zombie Walk

A 11ª Zombie Walk, tradicional marcha de zumbis pelo centro curitibano, será no domingo, dia 23. A concentração, na Boca Maldita, está marcada para 11h e o evento deve seguir até 18h. O trajeto começa na XV de Novembro e termina na Praça Santos Andrade.

Psycho Carnival

Para quem quer vai passar o carnaval na região de Curitiba e quer fugir das tradicionais marchinhas, do axé e do samba, o 21º Psycho Carnival é uma boa pedida. O evento, que é um dos maiores festivais de rock do Brasil, será de sexta-feira, dia 21, até segunda-feira, dia 24, sempre com início às 19h, no Jokers Pub. Os ingressos custam a partir de R$ 50.

Carnaval de Jazz

O Carnaval de Jazz é outra opção de programa alternativo. O evento será de sexta-feira, dia 21, até segunda-feira, dia 24, sempre a partir das 14h, no Museu Oscar Niemayer. 

Em Matinhos

Em Matinhos, a abertura oficial do carnaval será na sexta-feira, dia 21, às 20h, com o Trio da RPC e Bloco do Elvis na Avenida Atlântica .

No sábado, dia 22, tem Matimbanda na Avenida Atlântica, entre os balneários de Matinhos e Caiobá, às 21h.

No domingo, dia 23, será realizado o Carnaval do Mariscão, na Avenida Roque Vernalha, centro de Matinhos, às 16h. No mesmo dia, o Balneário Praia Grande recebe carnaval infantil, às 17h. O Bloco do Urso Preto estará na Avenida Atlântica, entre Matinhos e Balneário Caiobá, a partir das 19h. Em seguida, às 21h, a festa continua com a Caiobanda.

Na segunda-feira, dia 24, o carnaval infantil será no Balneário Gaivotas, às 17h. Nesse dia será realizado também o Carnaval dos Balneários, às 21h, com um trio elétrico na Avenida Beira Mar, que sairá do Balneário Marajó até o Balneário Riviera.

Além disso, haverá o Carnaval Kids, todos os dias, das 17h às 22h, no calçadão central de Matinhos. 

Em Guaratuba

Em Guaratuba, a festa começa na sexta-feira, dia 21, das 20h às 23h, com a Carnareggae, na Praia Central. Quem se apresenta é a Banda Sr. Banana.

No sábado, dia 22, às 12h, será realizado o  Carnafolia. Às 20h30, na Av. Atlântica, quem desfila é o Bloco do Caranguejo (Barra do Saí). Na Av. 29 de Abril, às 19h30, é a vez do Afoxé. Às 21h, haverá concurso de blocos (desfile). As escolas de samba Unidos de Guaratuba desfila às 22h. Em seguida, a festa continua com trios elétricos, das 23h às 2h.

No domingo, dia 23, às 20h30, haverá Concurso de Blocos (Desfile) das 23h às 2h e trios elétricos das 17h às 23h, no Carnaval no Coroados (Av. Minas Gerais).

Na segunda-feira, dia 24, das 15h às 18h, quem comanda a festa é a Bandinha de Guaratuba (Praia Central). Na Av. 29 de Abril, às 21h, será feita a premiação dos blocos. Às 22, desfila a Escola de Samba Unidos de Guaratuba e, das 22h às 3h, terá Banda de Guaratuba e trios elétricos.

Em Antonina

Em Antonina, sexta-feira, dia 21, às 21h, tem o Bloco Bom Brinquedo nas ruas da cidade, saindo da Estação Ferroviária. A concentração da Fanfarra Maluka será na Praça Coronel Macedo. Às 22h, haverá entrega das chaves da cidade e coroação do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020, na Avenida do Samba. Às 23h, será realizado um baile público com a Banda 50 Graus.

No sábado, dia 22, às 21h, quem desfila na Avenida do Samba são os Blocos Folclóricos e Carnvalaesco. Em seguida, haverá Baile Público com a Banda 50 Graus, na Avenida do Samba.

No domingo, dia 23, o desfile das Escolas de Samba na Avenida do Samba começa às 21h. Após o desfile, haverá baile Público com a Banda 50 Graus.

Na segunda-feira, dia 24, às 16h30, começa o Baile Infantil com a Banda 50 Graus, no Clube Plexus. Às 19h será realizada a Corrida Rústica das Escandalosas nas ruas da cidade. Às 21h, haverá o Concurso das Escnadalosas e das Charmosas na Avenida do Samba. Às 23h, a festa segue com baile público com a Banda 50 Graus na Avenida do Samba.

Na terça-feira, dia 25, às 23h, tem baile público novamente com a 50 Graus na Avenida do Samba.