Luciane do caldo de cana

Quem transita no centro de Quatro Barras já reparou na barraca de caldo de cana que fica na esquina da rotatória principal da cidade, na Avenida Dom Pedro II. A proprietária, Luciane Calixki Santos mora há mais de 40 anos em Quatro Barras; sua família ‘comanda’ a barraca há quatro.

Ela nasceu em Curitiba e veio com os seus pais, Ladislau e Dete, aos 5 anos de idade para Quatro Barras. “O primeiro lugar que morei aqui foi no Palmital. Meu pai era sapateiro em Curitiba, profissão que exerceu por 18 anos, mas aqui ele aprendeu a ser carpinteiro e pedreiro”. Luciane tem quatro irmãos, um gêmeo, e todos moram na região.

“No ano de 1993, quando me casei, eu me mudei definitivamente para o centro de Quatro Barras”. O marido de Luciane, Adilson, com quem ela teve três filhos (Clayton, Gustavo e Camila), foi por 26 anos motorista do médico Marco Caron.

A maior parte de sua vida, Luciane trabalhou como diarista ou como doméstica em casas de famílias em Quatro Barras. “Há quatro anos meu marido comprou esse ponto do caldo de cana. Antes era meu filho que cuidava e, agora, eu assumi. Abro todos os dias, a não ser que esteja chovendo, das 10h às 18h”.

Ela conta que desde que mora em Quatro Barras viu muitas mudanças acontecerem na cidade. “Aqui o local era bem diferente, não tinha nada. Hoje, nós conhecemos muita gente, temos muitos amigos, e somos conhecidos por todos como a ‘família do caldo de cana’. Só tenho que agradecer a Deus, pela dádiva de viver e pela saúde. Eu acho que o que alguém fez por mim, eu faço pelo outro. Essa é a corrente do bem, de pessoas de bem”.