Vacina contra a Covid-19: 90,23% da população de Pinhais já recebeu a 2ª dose

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Pinhais divulgou o número de pessoas já imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19, ou com dose única, até o dia 19 de abril, sendo um total de 111.640. Esse número representa 90,23% da população, a partir de 5 anos de idade, vacinada com a segunda dose, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Já a aplicação da primeira dose alcançou 98,64% da população, na mesma faixa etária.

Vacinação infantil

A Semsa segue com a vacinação pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, sem necessidade de agendamento. A vacinação, para 1ª e 2ª dose, passará a ser realizada todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 18h30, nas unidades de saúde Ana Neri e Maria Antonieta. Importante ressaltar que nestes dias não terá vacina contra a Covid-19 para adultos nestas unidades, somente para o público infantil.

Vacinação de adolescentes e adultos

Pais ou responsáveis devem levar os adolescentes, de 12 a 17 anos, à unidade de saúde da sua região para receberem a 1ª e 2ª dose, caso já esteja no prazo. O atendimento para a próxima semana será de segunda a sexta-feira, em todas as unidades, das 9h às 16h30, com exceção das USFs Ana Neri e Maria Antonieta nas terças e quintas, por conta da vacinação infantil. Estes mesmos horários e locais também são direcionados para o público adulto.

Os imunossuprimidos devem tomar a dose adicional (após 28 dias da 2ª dose) e a dose de reforço quatro meses após a dose adicional. A Secretaria Municipal de Saúde também está fazendo a aplicação da 4ª dose em idosos com mais de 60 anos, que tenham recebido a dose de reforço há quatro meses.