SINDIMETAL / PR realiza cerimônia de posse da Nova Diretoria

A sede do SINDIMETAL/PR foi palco, na quinta-feira (12), da cerimônia de posse da sua nova diretoria, que irá comandar a entidade pelos próximos quatro anos. O industrial Julio Cesar Maciel assumiu a presidência sucedendo o empresário Alcino de Andrade Tigrinho, que esteve à frente do SINDIMETAL/PR nas últimas três gestões.

A solenidade, que marcou o início da nova gestão 2022/2026, contou com a presença da mais alta representação empresarial da indústria paranaense, o presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Carlos Valter Martins Pedro, além de industriais de destaque do setor metalmecânico no Estado.

Em seu discurso de posse o presidente eleito, Julio Cesar Maciel, agradeceu o apoio de seus familiares na jornada que se inicia e ressaltou a importância da gestão do ex-presidente Tigrinho enfatizando que, certamente, a nova diretoria dará continuidade ao trabalho executado, com o mesmo empenho e sem romper com princípios adotados pela gestão que se encerra.

O presidente eleito destacou a importância de contar com integrantes na diretoria que até então nunca tinham participado de outras gestões na Entidade. Para ele, a gestão que se inicia traz a renovação de pessoas, de pensamentos, e de experiências profissionais na diretoria da entidade.

Ele também enfatizou que será de fundamental importância a participação e a colaboração de todas as empresas associadas para o fortalecimento da entidade e da categoria no Estado. Maciel reforçou a importância da união do setor para a existência do sindicato. “a entidade só existe em razão e pela participação das empresas representadas”, disse.

Ao final do discurso, Maciel reforçou, ainda, o compromisso assumido com a entidade pelos próximos anos. “Assumo a presidência do SINDIMETAL/PR, juntamente com os membros da nova diretoria, com a certeza de que iremos realizar o melhor trabalho e nos empenhar em manter o  SINDIMETAL/PR  como a entidade de destaque e referência no meio industrial. Conto com vocês, empresários metalmecânicos e, vamos ao trabalho, meus parceiros de diretoria”, declarou.

Já o ex- presidente do SINDIMETAL/PR, Alcino de Andrade Tigrinho, que transmitiu o cargo para Maciel, destacou, como primeiro a discursar na noite, a história da entidade ao longo dos 62 de atividades. Fez um breve resumo da sua trajetória no sindicato e disse sair com o sentimento de dever cumprido nesse período à frente do  SINDIMETAL/PR.

“O SINDIMETAL/PR tem história!!! E toda essa trajetória é fruto do trabalho de seis presidentes que passaram pela entidade nesses 62 anos de existência. Foram 24 anos de convivência junto ao SINDIMETAL/PR. Nessa entidade conheci pessoas maravilhosas. Atravessamos momentos turbulentos e de muito aprendizado com a reforma trabalhista, mas, que foram superados com a união de propósitos e muito trabalho”, disse.

Em sua fala Tigrinho agradeceu à sua família, esposa e filhas, por terem lhe apoiado no longo tempo de trabalho na Entidade. Frisou o importante trabalho realizado pelos colaboradores da entidade, equipe enxuta, mas, que desempenha suas funções com muito esmero e, manifestou seu reconhecimento, também, a todos os diretores que lhe acompanharam nessa trajetória como presidente da entidade e desejou êxito ao presidente eleito.

“Agradeço aos diretores do SINDIMETAL/PR. O que foi feito por essa casa é fruto do trabalho de uma equipe coesa e de valorosos empresários que lutaram pelo coletivo. E desejo ao Julio uma gestão profícua e de muito sucesso. O seu êxito, enquanto presidente, será o sucesso de cada um de nós, e que o resultado da sua gestão seja sempre o melhor possível. Que você tenha muita paz, tranquilidade e muita sabedoria para tocar os destinos desta casa.”, finalizou Tigrinho.

Para dar início à nova gestão o presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, foi a autoridade  que deu posse  à nova diretoria da entidade. Durante o seu discurso Carlos Valter parabenizou os eleitos e colocou o Sistema Fiep à disposição da nova diretoria.

“É uma satisfação estar presente nesta solenidade e realizar o ato de transferência de presidência de Alcino de Andrade Tigrinho para o Julio Cesar Maciel. Eu quero, portanto, fazer um agradecimento ao SINDIMETAL/PR e aos presidentes desta entidade, por todo o auxílio à classe empresarial e às indústrias do setor metalmecânico paranaense. A postura e a grandeza do SINDIMETAL/PR no auxílio à classe empresarial, em especial nas questões relacionadas às relações e representação sindical nos diversos municípios do Paraná foi ímpar; o SINDIMETAL/PR foi o precursor e sempre prestou apoio para que outros sindicatos se formassem no interior, para representar este tão importante setor industrial. Em todo esse tempo, enquanto industrial e dirigente sindical, nunca vi qualquer restrição das gestões anteriores desta casa às demais entidades. Eu quero, portanto, fazer um agradecimento ao SINDIMETAL/PR pela condução da representação das indústrias do setor metalmecânico paranaense. Ao Júlio eu desejo todo sucesso na sua gestão e quero dizer que a Federação das Indústrias está de portas abertas para a nova diretoria do SINDIMETAL/PR”, conclui.

 

Presidente Eleito

O industrial Julio Cesar Maciel, 58 anos, é natural de Gravataí /RS. Mudou-se para o Estado do Paraná em janeiro de 1994 e, três anos após a sua chegada ao Estado, fundou a CNC SEALS LTDA., empresa com 25 anos de atuação, especializada em usinagem de alta precisão, localizada na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba.

Julio Maciel teve como base da sua formação profissional o Senai/Porto Alegre e a Wotan Máquinas Operatrizes Ltda. “Por meio do Senai eu passei a ser inserido no mundo metalmecânico e, após formado, a Wotan me contratou e me transformou no profissional  e instrutor de programação e operação de máquinas CNC de todos os cortes e modelos”.

Desde abril de 1998, participa do quadro associativo do SINDIMETAL/PR. Além de presidir o SINDIMETAL/PR pelos próximos quatro anos, Maciel também ocupará uma cadeira como delegado representante da entidade junto à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

 

Empresários da região integram nova Diretoria do SINDIMETAL / PR

Empresários do ramo metalúrgico, que mantêm seus empreendimentos nos municípios de Campina Grande do Sul, Colombo, Piraquara e Quatro Barras, compõem a nova Diretoria. São eles:

– Luiz Jair Minatti – Minatti Fundição Técnica Ltda;

– José Luiz Rauch – Metalkraft S/A Sistemas Automotivos;

– Lauro Pastre Junior – Indústria Metalúrgica Pastre;

– Edsel Rolf Schwarz – Metalúrgica Schwarz S/A;

– Bernardo Luiz Coelho –  Perfipar S/A Manufaturados de Aço).

– Marcelo Szczepanik – Tornearia Szczepanik Ltda ME ( Usinik Usinagem)

 

Diretoria Eleita

Durante o evento, o presidente Júlio Maciel, bem como os demais diretores empossados, formalizaram o ato de posse assinando a respectiva ata. A chapa eleita é composta por seis vice-presidentes, seis conselheiros fiscais e quatro delegados representantes junto à Fiep. São eles:

Presidente: Julio Cesar Maciel. Vices-Presidentes: Nelson Roberto Hubner; José Luiz Rauch; Lauro Pastre Junior; Edsel Rolf Schwarz; Bernardo Luiz Coelho; Luiz Jair Minatti. Membros do Conselho Fiscal: Tomas Christian Hogan; Cleuber Lodovico; Carlos Benecke; Marcelo Szczepanik; Altedanio Vieira; Edward Borgo. Delegados representantes junto à FIEP: Julio César Maciel; Nelson Roberto Hübner; José Luiz Rauch; Edsel Rolf Schwarz.

 

O SINDIMETAL/PR

O SINDIMETAL/PR – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná é uma das mais expressivas entidades patronais do Estado e representa as empresas dos diversos segmentos industriais do setor metalmecânico em mais de 80 municípios.

Fundado em 30 de novembro de 1959, com o propósito de fortalecer e melhorar o relacionamento entre as empresas da categoria no Estado, hoje o SINDIMETAL/PR tem como objetivo primordial fornecer apoio, representação e defesa dos interesses das indústrias do setor, missão essa reconhecida por todas as empresas associadas e filiadas ao sindicato.