Rafael Greca é homenageado na Câmara Municipal de Quatro Barras

O prefeito Rafael Greca é o mais novo cidadão honorário de Quatro Barras. A honraria foi em sessão solene realizada na Câmara Municipal. Foi em Quatro Barras, que seu avô materno, Francesco Greca, fundou a tradição de extrair das pedreiras matéria-prima para ajudar no desenvolvimento das cidades por meio da pavimentação. A atividade foi herdada pelo seu avô, o imigrante Raphael Francisco Greca, que despertou o gosto pelas pedreiras entre seus filhos. No mesmo município, a família paterna do prefeito de Curitiba dedicou-se ao cultivo da erva-mate.

Proposição e homenagens

O título entregue ao prefeito de Curitiba partiu da proposição apresentada pelo vereador Édson dos Santos Paula. “É uma honra saber que a terceira geração desta família, representada por Rafael Greca, continua trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região”, observou o parlamentar.

Dinizarte de Jesus Rocha dedicou grande parte da vida à atividade de canteiro.                        Foto: Daniel Castellano / SMCS

A homenagem reuniu no plenário da Câmara de Quatro Barras, famílias de canteiros, os profissionais que trabalham no entalhe das pedras. O motivo foi a concessão do Título de Cidadania Honorária acontecer próximo ao Dia do Canteiro, comemorado na segunda-feira (30). Festividades na região da Borda do Campo, que concentra aas pedreiras do município, marcaram as comemorações no fim de semana.

Entre eles estava um antigo funcionário das empresas Greca, Dinizarte de Jesus Rocha. Com sobrenome que remete a pedra, matéria-prima do seu trabalho,  ele dedicou 36 dos seus 84 anos de vida às pedreiras da família Greca. “Foi meu único emprego”, contou o trabalhador aposentado, que fez questão abraçar o prefeito de Curitiba. Emocionado, Greca agradeceu.

“Eles estão todos no céu agora, mas eu estou aqui para agradecer a sua dedicação”, disse, referindo-se ao bisavô, avô e aos tios.

Escultura e mensagem

Luiz Honório Marafigo entregou uma escultura a Rafael Greca                                                      Foto: Daniel Castellano / SMCS

Esta, porém, não foi a única surpresa para o homenageado. Do artesão Luiz Honório Marafigo, ele recebeu uma araucária esculpida em madeira com um diamante feito de pedra ao lado, compondo a cena. “É lindo. Vai ficar no meu gabinete”, agradeceu.

Já do vereador Sandro Heleno Andreatta, o prefeito recebeu o esboço de uma carta endereçada a ele e que estava dentro das páginas do livro “Plenitude”, da escritora Carmem Carneiro. A mensagem foi escrita à mão. O livro de Carmem havia sido doado à escola na qual Heleno é diretor e que encontrou o rascunho em meio às páginas.

“Pensei que o senhor ficaria satisfeito em ler essas palavras”, disse Sandro, sobre a carta, que elogia a iniciativa do prefeito em estimular a abertura das bibliotecas escolares Farol do Saber. “Só de ver a letrinha dele me emociona”, comentou.

Ações para fortalecer laços

Segundo Greca, além de vizinhas, Curitiba e Quatro Barras são cidades irmãs. “São feitas de gente honesta e trabalhadora que circula sem reconhecer fronteiras entre os municípios. E estamos empenhados para reduzir cada vez mais as barreiras que, por qualquer motivo, criam obstáculos para o ir e vir da nossa população”, disse Rafael Greca, referindo-se ao empenho de concluir a Linha Verde Norte.

Também na Linha Verde, ele salientou a importância de ter inaugurado a estação Fagundes Varela em 2021. “Isso facilita a vida das pessoas que chegam de Quatro Barras via Jardim Paulista e rumam para o sul de Curitiba e municípios vizinhos”, disse.

Greca também anunciou a intenção de reabrir o Armazém da Família de Quatro Barras. A unidade era uma parceria entre as duas prefeituras, usando o know-how da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e que funcionou de 2008 a 2013, quando foi encerrada pela a administração municipal de Curitiba da época. “Isso precisa e vai voltar para que os moradores de Quatro Barras não precisem se deslocar até o Armazém do Boa Vista para comprar 30% mais barato que no varejo”, afirmou.

Plateia lotada

Público lotou o Plenário da Câmara                Foto: Daniel Castellano / SMCS

De Quatro Barras, participaram do evento o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, e seu vice, Jarbas Mocelin; e os vereadores Anderson Mendonça, André Luiz Garcia da Silva, Antonio Cezar Creplive, Eduardo José Lago (presidente da Câmara), Gilson Rodrigues Cordeiro, Kayo Augustus Santos e Lucinéia Alves da Silva. O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti, também compareceu.

De Curitiba, estavam os vereadores Mauro Ignacio, Mauro Bobato, Pier Petruzziello, Tico Kuzma e Serginho do Posto. Também prestigiaram o evento os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação); Beatriz Nadas (Saúde); Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); Cinthia Genghini (Comunicação); Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação); Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito);e Luiz Fernando Jamur (Governo), que também preside o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Ainda participaram da homenagem a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi Palacios; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; os deputados estaduais Maria Victoria Barros e Mauro Moraes; o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro; e a assessora da Prefeitura Cibele Dias, além dos administradores regionais do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; do Cajuru, Narciso Doro Júnior; de Santa Felicidade, Simone Lima; e da CIC, Raphael Keiji Assahida.