Prefeitos de municípios consorciados inauguram nova sede da COMESP em Curitiba

Na manhã de sexta-feira (25), foi inaugurada na Rua da Paz, 236, no centro de Curitiba, a nova sede do Consórcio de Serviço Metropolitano do Paraná (COMESP), em cerimônia que contou com a participação de vários prefeitos das cidades que integram o consórcio. Na ocasião foi também anunciado a transformação do COMESP, de consórcio monofinatário para multifinalitário.

Segundo o COMESP, o imóvel é próprio e possui uma área de 1.000 m2, sendo 900 m2 só de edificação. A aquisição da “nova casa” recebeu investimento de R$ 4 milhões, com participação de Campina Grande do Sul e outros 29 municípios integrantes do consórcio. Esse valor foi parcelado e será quitado até o final do exercício financeiro de 2024.

A diretora geral do COMESP, Daniela Cavalcante, destacou a atuação da equipe e o trabalho já realizado na ampliação das atividades do consórcio. Daniela falou sobre uma reunião em que participou no dia anterior, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em que o COMESP foi selecionado dentre outros 140 consórcios a participar do Projeto ConSIM, com o objetivo de ampliar o número de municípios incluídos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), por meio da adequação e qualificação de Consórcios Públicos.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, foi um dos presentes a usar a palavra. Lazarotto relembrou a trajetória do COMESP e das dificuldades enfrentadas pelo consórcio nos últimos anos. “Tínhamos uma grande dificuldade com a participação financeira do estado. Hoje com a gestão do secretário Beto Preto isso mudou. Conseguimos consolidar com esse novo espaço um passo histórico para o consórcio”, disse.

O presidente do COMESP, prefeito Gerson Colodel (Almirante Tamandaré), agradeceu o empenho de todos os prefeitos e prefeitas na aquisição do imóvel próprio. Colodel também enfatizou a importante parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria de Estado da Saúde junto à atividade consorciada.

Presenças

Participaram da cerimônia os seguintes prefeitos: Aquiles Takeda Filho (Marilândia do Sul), presidente da ACISPAR – Associação dos Consórcios Intermunicipais do Estado do Paraná; Cláudio César Casagrande (Campo Magro e vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – ASSOMEC); Bihl Zanetti (Campina Grande do Sul, vice-presidente do COMESP); prefeito Edimar Santos (Santa Cecília do Pavão), vice-presidente da AMP – Associação dos Municípios do Paraná; prefeito Vandir Veterinário (Adrianópolis), primeiro secretário do COMESP; prefeita Nina Singer (São José dos Pinhais), representando as mulheres e o AME-Sul – Ambulatório Médico de Especialidades da região sul; prefeito Helder Lazarotto (Colombo), representando o AME-Norte – Ambulatório Médico de Especialidades da região norte.

Participaram também os prefeitos Marcos Antonio Zanetti (Balsa Nova), Toninho Gusso (Bocaiúva do Sul), Cláudio Cesar Casagrande (Campo Magro), Mostarda – Antonio Adamir Digner – (Contenda), Roberto Justus (Guaratuba), Neneu Artigas (Itaperuçu), Maicon Tiguera (Piên), Nina Singer (São José dos Pinhais), Marco Antonio Baldão (Tunas do Paraná), vice-prefeito Ailton Nodari (Rio Branco do Sul), vice-prefeito Jarbas Mocelin (Quatro Barras), presidente do CRESEMS-RMC, Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba.

Além disso, marcaram presença outros representantes como a Adriane da Silva Jorge Carvalho (Secretária de Saúde de Pinhais), Diretora Administrativa do COMESP, Konstance Johnsson Kremer, Assessor do COMESP, Vilson Rogério Goinski, Dr. César Neves, representando o Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Dr. Beto Preto e o Governo do Estado do Paraná; Leverci Silveira Filho (Secretário de Assuntos Metropolitanos da prefeitura de Curitiba) neste ato representando o Presidente do PRÓ-METRÓPOLE, Eduardo Pimentel, e Adriane da Silva Jorge Carvalho (Secretária de Saúde de Pinhais e presidente do CRESEMS-RMC); secretários municipais, vereadores, funcionários do COMESP e demais convidados.

Sobre o COMESP

O Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná, o COMESP, foi criado em
novembro de 2005 e tem como objetivo principal melhorar a qualidade da
assistência da atenção especializada dos municípios consorciados. Neste
sentido, por exemplo, o órgão representa a possibilidade de ofertar aos
seus munícipes atendimentos de maior complexidade, a preços viáveis, não
disponíveis na rede pública municipal.