Palácio Iguaçu instala posto para veículos elétricos com cobertura fotovoltaica

Palácio Iguaçu ganhou uma garagem fotovoltaica para o abastecimento de veículos 100% elétricos utilizados por órgãos públicos do Estado nessa quarta-feira (6). Intitulado Carport, o Ecoposto composto por duas vagas com estação de carregamento veicular é o primeiro do Governo do Estado a ter geração de energia elétrica limpa e renovável a partir de uma fonte solar fotovoltaica.

O vice-governador Darci Piana, que participou da solenidade de inauguração, destacou que a estrutura vai promover mais sustentabilidade ao Paraná, tema prioritário para o Estado, já que os carros elétricos poluem em média 60% menos que veículos a combustão.

“Não à toa o Paraná recebeu da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) um selo de Estado sustentável. Temos que trabalhar para mostrar para o mundo todo que o que é produzido neste Estado é feito com respeito ao meio ambiente e com inovação. Aqui ajudamos a preservar o que a natureza nos deu”, disse.

Com capacidade para carregar dois carros ao mesmo tempo, a iniciativa diminuirá os gastos com carros do Estado, já que um veículo a combustão gasta em média R$ 0,66 por quilômetro rodado, enquanto um elétrico gasta em média R$ 0,11. Com a utilização do Carport, o custo baixa a praticamente zero porque o carregamento é realizado a partir de energia fotovoltaica. Além disso, o Estado também garantirá uma economia na estrutura do Palácio Iguaçu, pois quando os carros não estiverem sendo carregados, a energia produzida será devolvida à rede elétrica.

O assessor da Superintendência Geral da Inovação, Tiago Marcelino, explicou de forma prática como a economia será garantida. “O teto da garagem é todo feito com placa fotovoltaica. O carro está estacionado, coberto, carregando, mas quando ele sair, as placas vão gerar energia para rede da Copel. Então além da economia com os carros, volta dinheiro para abater na conta de energia do Palácio Iguaçu”, afirmou.

O Carport foi doado ao Governo do Estado pela Mobilize Brasil, marca de soluções de mobilidade do grupo Renault, em parceria com a BR Energia, a Brafer e a Schneider. “Desenvolvemos vários projetos trazendo essa inovação na mobilidade para o Estado do Paraná, e dentro deles, está essa garagem fotovoltaica para que os veículos do governo possam ser abastecidos”, afirmou o Head da Mobilize Brasil, Ricardo Mendes.

A diretora de segmento da Schneider Electric Brasil, Regina Magalhães, enfatizou que o posto é um marco para o setor da sustentabilidade. “É como se fosse a ponta de um iceberg para que veículos elétricos se tornem cada vez mais populares”, disse. A Schneider Electric Brasil, líder em transformação digital em gerenciamento de energia e automação, foi eleita em 2021 a primeira no ranking de empresas mais sustentáveis do mundo.

Presenças

Participaram da solenidade, pelo Governo, os secretários estaduais da Administração e da Previdência, Elisandro Pires Frigo, e da Saúde, César Augusto Neves Luiz; e o presidente da Tecpar, Jorge Callado. Da Renault, estiveram presentes os diretores de Relações Governamentais e Institucionais, Marcus Vinicius Aguiar, e o de Relações Institucionais, Carlos Paula. Da Brafer, participaram o presidente, Marino Garofani; o vice-presidente, Luiz Carlos Caggiano Santos; a gestora de Comunicação e Marketing, Ana Victoria Foganholi; e o diretor da Divisão Fotovoltaica, Pascale Tsingos. Pela ABR Energias participou o proprietário, Enan Ornaghi. Da Schneider Electric Brasil, o diretor de Distribuição Davi dos Reis Lopes, e a diretora de segmento, Regina Magalhães.