Novo ano letivo: pais, alunos e professores animados com o início das aulas

As aulas da rede estadual e das redes municipais de ensino de Campina Grande do Sul e Quatro Barras iniciaram nesta quarta-feira, dia 5, mas, há alguns dias alunos, pais e professores já se preparavam para mais um ano letivo. Os profissionais, com palestras, reuniões e preparação de aula e os pais com a compra de materiais, uniformes e acessórios para os filhos.

É o caso da quatrobarrense Caroline Calegari Paula, mãe do Artur Gabriel, de um ano e três meses, que este ano iniciou sua vida escolar no Cmei Tia Leonor. “Eu estava muito ansiosa com o início das aulas e queria que ficasse tudo prático, útil e, ao mesmo tempo, bonitinho. Por isso desde os primeiros dias do ano já havia encomendado as roupas e as etiquetas, além dos saquinhos para roupa suja”. Ela fez etiquetas termocolantes e moletons bordados para o filho usar na escola.

Para os professores, os últimos dias também foram de preparação: a equipe que atua nas escolas municipais participou da Semana Pedagógica, oferecida pela Prefeitura de Campina Grande do Sul; a equipe da rede estadual se preparou com reuniões que aconteceram nesta segunda-feira, dia 3, em todas as escolas e nesta terça-feira, dia 4, quando todos os professores da rede estadual de Campina e Quatro Barras se reuniram no Colégio Bandeirantes.

“Esse encontro acontece todos os anos em algum colégio para que os professores realizem estudo e planejamento de aula. É um momento, que antecede o início das aulas, muito importante para o recebimento dos alunos ao ano letivo”, diz a chefe de Educação do Núcleo Área Metropolitana Norte, Débora Zanchettin.

A pedagoga Daniela Scarpita, explica que esse momento de preparação de conteúdo entre os professores de toda a região é muito importante. “Nós atendemos alunos de toda a região, então, se algum deles é transferido, por exemplo, não fica desfalcado, pois o mesmo conteúdo que ele está vendo num bairro, o colega estará estudando no outro bairro também. Além da troca de experiências entre os professores da mesma disciplina, que é muito válida”. Ela foi uma das mediadoras dos professores, na preparação dos planos de aula, que ocorreu nesta terça-feira.

Nesta quarta-feira, dia 5, início das aulas, os estudantes estavam ansiosos. “Eu quero ver quem são meus colegas e professores, mas principalmente conhecer a escola nova”, comenta Vinicius Matheus, que vai cursar o 7º ano no Colégio Bandeirantes, em Campina Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *