Mutirão em Pinhais castra 287 animais

Pinhais realizou mais um Mutirão de Castração, com 287 animais participantes. Cada cão e gato castrado recebe medicamento pós-operatório e implantação de microchip com as informações do animal e do tutor. O evento faz parte do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos que, nesta edição, teve colaboração do governo do Paraná por meio do programa CastraPet. Além dos procedimentos veterinários, cuidadores inscritos assistiram a palestra orientativa. 

As atividades foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. A castração de cães e gatos é uma forma de evitar problemas de saúde, incluindo doenças sexualmente transmissíveis e câncer.

Microchip

O microchip é um dispositivo eletrônico que funciona na identificação do animal. “Todos os animais castrados recebem, pois é uma das orientações dos programas de manejo populacional”, explica a médica-veterinária da SEMMA Solange Marconcin. “O dispositivo tem o tamanho de um grão de arroz, implantado subcutaneamente entre as escápulas do animal”, esclarece Solange. A numeração do microchip tem 15 dígitos por animal, que não se repete em nenhum outro animal no mundo. São cadastrados os dados do animal e os dados do tutor. Com a leitura desse número, o dono deste cão ou gato pode ser localizado em caso de desaparecimento ou abandono.

Para a castração é preciso, obrigatoriamente, de: RG; CPF; comprovante de residência; comprovante de cadastramento e vínculo junto a programas sociais do governo federal, estadual ou municipal. Aos munícipes que se enquadrarem no quesito renda familiar deverão obrigatoriamente apresentar no ato do protocolo comprovante de recebimento de proventos (holerite) de todos os integrantes do grupo familiar. Mais informações pelo telefone (41) 9 9278-5550.