Município entrega novas viaturas e armamentos à GM em lançamento do Programa Pinhais Mais Segura

Foi realizado na semana passada, o lançamento do Programa Pinhais Mais Segura. No evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Segurança e Trânsito, foram apresentadas às autoridades convidadas e público presente as novas viaturas e armamentos entregues à Guarda Municipal de Pinhais. Os veículos e armas adquiridos fazem parte da série de ações da Prefeitura, previstas no Programa Pinhais Mais Segura e que reforcará as condições de trabalho do efetivo municipal.

Na cerimônia, ocorrida no Parque das Águas, estavam as seis novas viaturas, modelos SUV Hyundai Creta, designadas para o patrulhamento em toda a região da cidade, além de  uma viatura destacada para a Patrulha Escolar – que está em fase de implementação, acompanhado da Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Ambiental. As novas viaturas já estão integradas ao sistema de comunicação e tecnologia da Guarda Municipal, prontas para a utilização das equipes.

Já as novas armas entregues à Guarda Municipal têm o fornecimento da fabricante brasileira Taurus. A nova remessa conta com pistolas calibres 9 mm, revólveres 357 Magnum e carabinas de calibre 40, sendo utilizadas para porte ostensivo e velado, formações da corporação e uso tático, respectivamente.

No uso da palavra, o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo reforçou a importância dos novos equipamentos. “Hoje os nossos guardas estão tendo os melhores equipamentos possíveis para o desempenho de sua função e, consequentemente, isso reflete para a segurança da nossa população. A Secretaria de Segurança e Trânsito já começa o ano com investimentos de mais ou menos 4 milhões de reais na Muralha Digital e em torno de um milhão e meio de reais em equipamentos. Hoje temos as novas viaturas, com condições ainda melhores de transitar por nosso município”, ressaltou.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, lembrou das mudanças na área da segurança que puderam ser realizadas ao longo do tempo. “Em 2009 assumimos a prefeitura, tivemos a oportunidade pela primeira vez e colocamos, no nosso plano de governo, que iríamos resolver os problemas do município. E assim fomos fazendo, porque quem mora aqui há mais de 30 anos, sabe como era Pinhais. Fomos resolvendo problemas de infraestrutura, de assistência social, de saúde. A cidade tinha alagamentos, enchentes, 250 km de ruas de chão, e hoje não existe mais nenhuma rua de lama e chão. Na área da segurança, Pinhais era considerada uma cidade com grandes índices de violência na região metropolitana, e nós implantamos a Guarda Municipal e estamos felizes de entregar mais armamentos e estrutura para que a guarda possa ainda fazer ainda mais pela segurança da nossa população”, finalizou.

Representando o Comando do 29º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, o major Galeski enalteceu o trabalho conjunto das forças de segurança do estado e do município de Pinhais. “Gostaria de enfatizar o pioneirismo e a parceria do município de Pinhais que, de longa data, vem promovendo ações para que estejamos sempre trabalhando integrados e com os meios tecnológicos disponíveis. Temos uma central de operações onde trabalham conjuntamente Polícia Militar e Guarda Municipal, temos um município monitorado 24 horas por dia através de câmeras e sistemas de monitoramento”, destacou. O major completou sua fala trazendo o dado da redução de 35% nos crimes de roubo no estado, fruto do trabalho integrado das corporações.

O lançamento do Programa Pinhais Mais Segura foi encerrado ao término dos discursos das autoridades políticas e de segurança pública no Parque das Águas. As novas viaturas saíram em comboio ostensivo após a cerimônia.

Presenças

Participaram do evento, além da prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita Rosa Maria, do deputado federal Luizão Goulart, do Secretário de Segurança e Trânsito Anderson Mendes de Araújo e do representante do 29º BPM major Galeski, o secretário de governo Ricardo Pinheiro, o secretário de administração Vinícius de Oliveira Martins, o secretário de finanças José Luís Xavier Pedroza, a secretária de saúde Adriane Jorge Carvalho, a secretária de educação Andrea Franceschini, o secretário de desenvolvimento econômico José Martins e o secretário de cultura, esporte e lazer Bruno Sitima; o superintendente da Guarda Municipal Dorival Selbach Jr; o presidente da Câmara de Vereadores Vereador Marcinho, além dos vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Filho, Pioco, Fabrício Souza, Tielo e Tomé; o comandante do 3º SGB capitão Orlandi, o delegado Ormínio da Delegacia da Polícia Civil de Pinhais; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pinhais Edson Miranda.