Missa do Trabalhador reúne mais de 60 pessoas no Morro da Cruz em Tunas do Paraná

O município de Tunas do Paraná realizou no domingo (1º), a tradicional Missa do Trabalhador, que ocorreu no Morro da Cruz, considerado o 1º ponto turístico da cidade. A celebração começou às 16h e reuniu mais de 60 pessoas, além de autoridades locais com destaque para o prefeito municipal, Marco Baldão, e seu assessor Ademar Cordeiro, que acompanharam a celebração.

Há cerca de um mês, a Prefeitura Municipal, em parceria com a iniciativa privada, realizou a abertura da estrada que dá acesso ao topo do morro, além da revitalização do cruzeiro com a implantação de iluminação de led. “Em anos anteriores as pessoas enfrentavam dificuldade para subir por conta da falta da acessibilidade, mas com o investimento estrutural que fizemos recentemente possibilitou essa retomada”, avalia a diretora de Turismo de Tunas, Ana Paula Souza.

A missa foi ministrada pelo padre Junior, pároco responsável pela Paróquia São Francisco de Assis, que aproveitou para agradecer o empenho da administração local referente às recentes obras realizadas. “Em nome de toda a Comunidade Católica de Tunas, agradeço a prefeitura por fazer esse resgate histórico do símbolo da cruz. É um monumento muito importante para nós cristãos, pois é sinal da vida nova que Cristo nos trouxe, e é através da cruz que Jesus nos aponta o caminho de eternidade”, disse.

Sobre o cruzeiro

O Cruzeiro do Morro da Cruz recebe o título de 1º ponto turístico de Tunas do Paraná. Acredita-se que o monumento tenha sido erguido na década de 90, após a emancipação da cidade, há mais de 30 anos. Sua origem com detalhes somente pode ser contada pelos moradores mais antigos do município.

O que se tem de registro até então, é que a estrutura inicial do cruzeiro era toda de madeira. Em 2011, um incêndio de grandes proporções no morro, destruiu por completo a estrutura inicial. No mesmo ano, o cruzeiro foi reerguido em concreto armado e alvenaria.

O monumento está localizado à uma altitude de 1,180 metros, sendo possível ser visto em vários pontos da cidade, especialmente por quem reside na área central do município. Com a recente iluminação instalada, os tunenses agora podem contemplá-lo também durante a noite.