Menino de três anos é salvo por PMs após se engasgar com suco no Ribeirão Grande

Um menino de três anos foi salvo por policiais militares após se engasgar e ficar desacordada por alguns minutos. O caso aconteceu no sábado (11), em um posto de combustíveis às margens da BR-116, na localidade do Ribeirão Grande, em Campina Grande do Sul.

De acordo com a PM, os policiais estavam se deslocando para o intervalo do almoço em um restaurante local, quando foram informados que uma criança estaria convulsionando e permanecia desacordada no pátio do posto. Os policiais realizaram a chamada manobra de Heimlich – procedimento para desobstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho como, por exemplo, alimentos e pequenos objetos.

A aplicação da técnica foi crucial para salvar a vida do menino e fez com que ele retomasse os sentidos. “A vítima não respirava e poderia evoluir para um quadro grave”, disse o capitão Mazon, comandante da 3ª Cia do 29º BPM de Campina Grande do Sul, que acompanhou a ocorrência.

Uma equipe de socorristas da Autopista Régis Bittencourt foi acionada para dar apoio ao atendimento e encaminhar de ambulância o menino até à UPA de Quatro Barras. O médico de plantão examinou a vítima, a medicou e a deixou em observação.

Os militares acompanharam o encaminhamento da criança até a entrada dela no Pronto Atendimento. Segundo relatado pela família à PM, um suco teria provocado o engasgamento no menino.

Outra ocorrência

No dia 7 de maio, outra ocorrência de engasgamento foi atendida pela PM no centro de Quatro Barras. A ação rápida de primeiros socorros de um policial militar que fazia o ponto-base ostensivo na Avenida São Sebastião, salvou a vida de um bebê de apenas 1 ano.

Desesperada, a mãe da criança procurou auxílio do policial no atendimento. Assim como no caso recente no Ribeirão, a criança também estava desacordada e foi reanimada graças a manobra de Heimlich aplicada pelo PM.

Treinamento

O atendimento de primeiros socorros, incluindo casos de engasgamento e convulsões, é umas das instruções práticas repassadas pela Polícia Militar do Paraná durante a formação dos militares.