Festival de Balonismo é adiado em Tunas para o dia 26 de junho

O 7º Festival de Balão Sem Fogo que aconteceria neste domingo (19) em Tunas do Paraná, foi adiado para 26 de junho, devido as más condições climáticas previstas para este fim de semana. O evento é realizado pela SAPEC (Somos Arte, Papel e Cola), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná.

A última edição do evento realizado em 2019, antes da pandemia, reuniu cerca de seis mil pessoas entre baloeiros e turistas. Apesar da soltura de balões ser proibida no Brasil, o encontro busca justamente regulamentar a prática com a utilização de balões confeccionados com papel seda e sem fogo. Eles utilizam a energia solar térmica para levantar voo, e com isso, além de mais seguros, são ecologicamente muito mais corretos.

A estimativa dos organizadores é que se mantenha o mesmo público das edições anteriores. Os lançamentos dos balões serão ao clarear do dia no pátio da Cocelpa. O evento é de curta duração e conforme a organização pode ser novamente adiado, a depender das condições do tempo.