Festas populares animam cidades da RMC, Vale do Ribeira, litoral e interior de SP nos próximos dias

O mês de agosto é, tradicionalmente, um mês de muitas comemorações. As cidades de Antonina, no litoral do estado, Adrianópolis, no Vale do Ribeira,  Mandirituba e São José dos Pinhais, ambas na região metropolitana de Curitiba, e Iguape, no interior de São Paulo, terão várias festividades populares nos próximos dias. Confira as programações:

 

Antonina – PR: 32º Festival de Inverno da UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta, na cidade de Antonina, o seu 32º Festival de Inverno entre os dias 16 e 23 de julho. Desde 1991 o Festival  promove a criação de um espaço aberto de aprendizagem, prática e reflexão crítica, apreciação e produção artística e cultural numa articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Depois de dois anos sendo realizado de forma online, em 2022 o festival será realizado presencialmente. A programação de espetáculos artísticos gratuitos e abertos ao público tem início na quinta (21), no palco montado na Avenida do Samba, onde estão previstos shows, intervenções e outras manifestações culturais.

Entre os vários espetáculos, destacam-se um encontro histórico de diferentes grupos de Fandango do litoral paranaense e mestres fandangueiros, que acontece na ADEMADAN na sexta-feira (22) e o Acústico com João Triska no Clube Náutico / Slocum 88 no sábado (23). Neste último dia do Festival, está previsto para seu encerramento o encontro da “Pipoca da Jay” com o CarnaFEST, que reúne escolas de samba da cidade, em um grande baile público de carnaval, com show de fogos para iluminar o céu de Antonina.

 

São José dos Pinhais – PR: Festa do Agricultor

A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que será realizada no domingo (31), a Festa do Agricultor, festividade que agora faz parte do calendário oficial de eventos do município.

O evento acontecerá na Colônia Marcelino e contará com Santa Missa às 9h, bênção dos maquinários agrícolas, almoço festivo com comida típica ucraniana, sorteio de premiação e exposições.

A ação contará ainda com apresentações musicais dos artistas Kaike Maia, Alyssa Liz, além das duplas Álvaro & Daniel e Aline & Thiago. A Festa do Agricultor tem o apoio da Paróquia Santíssima Trindade da Colônia Marcelino e TV Evangelizar, que irá transmitir a Santa Missa.

 

Iguape –SP: Festa do Bom Jesus de Iguape

A festa religiosa de Iguape é a segunda maior do Estado de São Paulo e atrai milhares de romeiros, fiéis e turistas de diversos cantos para a cidade. Após ser suspensa por dois anos consecutivos por conta da pandemia, as festividades retomam à cidade, lotando hotéis, pousadas e casas de temporada.

A Festa acontece entre 28 de julho e 6 de agosto. Neste ano, em particular, também será comemorado os 375 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus. Romeiros e devotos que visitarem a Basílica do Senhor Bom Jesus poderão obter indulgências plenárias, seguindo as usuais condições estabelecidas pela Penitenciaria Apostólica.

 

Adrianópolis – PR: Festa de aniversário de 62 anos

O município de Adrianópolis vai comemorar 62 anos de emancipação política e administrativa na segunda-feira (25). No entanto, as festividades ocorrem durante o fim de semana com a tradicional festa de aniversário, que começa na sexta-feira (22) e se estende até domingo (24).

A programação conta com shows musicais, baile, rodeio, parque de diversões, praça de alimentação e atividades esportivas. A entrada é gratuita. A atração principal será o show nacional com Fernando e Sorocaba no domingo (24). No sábado (23) será a vez do Grupo Minuano se apresentar. A dupla US Agroboy iniciam as apresentações musicais na sexta-feira (22). A Zumba Country será responsável em abrir todos os shows dos três dias.

 

Mandirituba comemora 62 anos com várias atrações

O município da região metropolitana de Curitiba, Mandirituba, comemora o aniversário de 62 anos e os moradores terão uma programação especial para curtirem a data. Shows nacionais, gastronomia e feira com exposição de produtos locais estão entre as atividades reservadas para os dias 22, 23 e 24 de julho.

Sucesso de público nas últimas edições, com mais de 20 mil pessoas, a festa de aniversário de Mandirituba também contribui com instituições de assistência social por meio da arrecadação de alimentos durante os dias de evento. Para isso, a entrada para a festa será 1 kg de alimento não perecível.

A novidade para este ano é o concurso para a escolha da Rainha da Camomila, fazendo referência ao destaque da produção agrícola do município. As atrações musicais ficam por conta de João Luiz Corrêa na sexta-feira (22), das duplas Thaeme e Tiago e Rio Negro e Solimões no sábado (23). E no domingo (24), o show de Bruno e Marrone encerra o evento.

A Festa será realizada no Parque Municipal de Eventos à partir das 17h de sexta-feira (22). A entrada na área de ‘pista’ é liberada e os ingressos para área VIP e camarote estão disponíveis pela plataforma UAU Tickets. Informações: (47) 98865-6458

PROGRAMAÇÃO DA FESTA

DIA 22/07 – SEXTA

      (Palco Cultural, das 17h às 23h, apresentações de artistas locais).

  • 18:30 – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO EM SEGUIDA O DESFILE PARA ESCOLHA DA 1ª RAINHA DA CAMOMILA
  • 23:30 – BAILE COM JOÃO LUIZ CORRÊA

DIA 23/07 – SÁBADO

(Palco Cultural, das 13h às 20h30 ,apresentações de artistas locais).  

  • 10:00 ENCONTROS DE MOTOS
  • 12:00 – ALMOÇO COM COSTELA FOGO DE CHÃO
  • 15:00 – MANOBRAS RADICAIS DE MOTOS

 

  • (palco principal)
  • 22:00 – SHOW RIONEGRO E SOLIMÕES
  • 00:00 – SHOW THAEME E THIAGO

 

DIA 24/07 – DOMINGO

(Palco Cultural das 13h às 20h30 apresentações de artistas locais).

  • 10:00 ENCONTROS DE MOTOS
  • 12:00 – ALMOÇO COM COSTELA FOGO DE CHÃO
  • (palco principal)

    Vendas Especiais: Vip | Camarote – uau tickets

    Pista – Livre

  • 22:00 – BRUNO E MARRONE