ExpoCamp: exposição de animais reúne exemplares do pequeno, médio e grande porte

Uma das atrações que irá chamar a atenção do público que passar pela 1ª ExpoCamp será o setor do agropecuário, com a Exposição de Animais de pequeno, médio e grande porte. A ExpoCamp receberá 54 ovinos, 11 caprinos, 40 equinos, 4 Bulinos e 45 Bovinos. Os animais estarão divididos em um pavilhão coberto de 1.400 metros.

Se tratando de bois e búfalos, algumas umas espécies são raras e serão trazidas da região dos Campos Gerais, Região Metropolitana e da capital, a exemplo de exemplares disponibilizados pelo curso de Agronomia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Na categoria de bovinos, as raças que estarão em exposição são: Holandês, Gir, Girolando, Guersey, Camapuã e Purunã. Já na categoria búfalos, a espécie principal apresentada na feira será a bubalina, além de exemplares de búfalo com colorações preta, pintada, bege e albina.

Na categoria de equinos, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, cem por cento dos cavalos são de criadores do próprio município. Alguns dos destaques ficarão por conta do Haras Dm, que estará realizando o 2º shopping regional de animais, em que disponibilizará potros da raça manga-larga, marchador, filhos de garanhões comprovados como Esteio de Três Corações, entre outros, além de muares, filho de jumento pego em éguas naturais de marcha picada.

Haverá ainda leilão de cavalos. Serão leiloados no sábado (9), à partir das 14h, equinos com grande potencial para pistas de julgamento e para a prática de Adestramento, além de cavalos prontos para montaria e competições esportivas, apresentando as mais cobiçadas pelagens da raça, como a alazã, a castanha, a tordilha e a preta.

Com relação aos ovinos, todos os exemplares das raças dorper e southdown são considerados PO (Puro de Origem), ou seja, são animais que possuem registro da associação responsável e, portanto, têm sua geneologia conhecida dentro dos padrões raciais exigidos pela entidade.

Animais exóticos como ilhamas e alpacas, pertencentes à família dos camelos, também estarão dispostos na exposição, além de coelhos.

 

(Foto: Roberto Custódio)