Em Quatro Barras, mais de 2.700 alunos da rede municipal voltam às aulas na próxima semana

Mais de 2.700 alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às salas de aula na próxima semana, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais da cidade. Este foi o número de estudantes pré-matriculados para 2022, mas que pode aumentar nos próximos meses, com alunos que chegam por meio de transferência ou pela abertura de novas vagas.

Com o avanço da vacinação de crianças e a adoção de protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19 em todas as instituições de ensino, o setor educacional vê o ano de 2022 com otimismo e com o sentimento de retomada.

Reabertura

Na segunda-feira (7), as escolas municipais e a escola especial já passam a funcionar em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em virtude da faixa etária dos alunos dos CMEIs e da necessidade de um período de adaptação, entre os dias 7 e 11 de fevereiro, os Centros Municipais de Educação Infantil iniciam o atendimento apenas no período da tarde, passando a funcionar de forma integral já a partir do dia 14.

Protocolos de Saúde

A fim de garantir a saúde de alunos e profissionais, a Secretaria de Educação, em planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, manterá todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Alunos que utilizam o transporte escolar, mesmo antes de chegar às escolas, terão a temperatura aferida e receberão álcool em gel para higienização das mãos.

Os alunos que utilizam transporte próprio para ir à escola, já no portão passarão pelo mesmo procedimento: aferição de temperatura e higienização das mãos. Caso seja constatada febre, o aluno deverá retornar para casa, com encaminhamento para avaliação na Unidade Básica de Saúde.

Além disso, será obrigatório o uso de máscaras por alunos e profissionais em todas as instituições. As crianças deverão portar, além da máscara em uso, outras duas adicionais para a troca após os períodos de alimentação e garrafinhas de água individuais.

Desafio


A volta às aulas é um momento especial para toda a classe escolar. Educadores e profissionais de todas as áreas, atuantes em escolas e CMEIs, bem como no transporte escolar, estão realizando nesta semana a Formação Continuada em cada instituição de ensino. A preparação, além de desenvolver habilidades e conhecimentos, também é uma etapa importante para o planejamento educacional de 2022, especialmente após os desafios enfrentados pelo setor nos últimos dois anos de pandemia.

Para o secretário da pasta, Fredinei Rodrigues (Fré), o desafio para o ano letivo que se inicia é elaborar um diagnóstico de aprendizagem das turmas para avaliar possíveis desafasagens e estratégias de atuação da retomada, levando em consideração a realidade de cada instituição.

O prefeito em exercício, Jarbas Mocelin, considera importante esse momento para a Educação. “Todos esperávamos por este retorno pleno das atividades e do consequente avanço educacional que a presença dos alunos na escola possibilita. É uma etapa importante para a Educação e estamos preparados e confiantes para o ano letivo que inicia. As nossas boas-vindas a todos”, disse Jarbas.