Eventos são adiados e atendimentos presenciais, suspensos

Justiça Eleitoral

A juíza Paula Priscila Candeo, da 195ª Zona Eleitoral, de Campina Grande do Sul, assinou, na quarta-feira, dia 18, a Portaria 004/2020, que determina a suspensão do atendimento presencial ao público no período de 19 a 31 de março, inclusive aqueles que estavam agendados. O documento ainda institui o regime de teletrabalho para as servidoras do cartório eleitoral, com a utilização dos sistemas disponíveis na internet. A íntegra da portaria está publicada na página 7 desta edição.

Assembleia Legislativa

A Comissão Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná emitiu a portaria 1/2020, assinada pelo diretor-geral em exercício, Roberto Costa Curta, com novas determinações em relação aos servidores. O documento determina que ficam obrigatoriamente dispensados de comparecimento pessoal às dependências do Poder Legislativo, pelo prazo de quatorze dias, os servidores efetivos, comissionados, adidos, integrantes do Gabinete Militar e terceirizados/colaboradores acima de 60 anos de idade, gestantes, lactantes e pacientes com doenças crônicas e outras comorbidades (hipertenso, diabético, problemas respiratórios, oncológicos, doenças degenerativas), sem prejuízo de que suas atividades, em sendo possível, sejam prestadas remotamente sob a coordenação da respectiva chefia imediata, se assim for o caso.

Festival de Curitiba

O Festival de Curitiba, que estava previsto para começar no dia 24 de março, foi adiado para setembro. A decisão foi informada pela produção do festival por meio de nota oficial. “A decisão se deve à segurança e ao cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. O evento está reagendado para setembro de 2020, entre os dias 1° e 13”, diz trecho da nota. O comunicado informou ainda que os ingressos continuam válidos para a programação nas novas datas.

Aniversário de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba determinou o adiamento dos eventos comemorativos do aniversário de 327 anos da cidade, como a encenação sobre a história da fundação de Curitiba que vinha acontecendo nas Ruas da Cidadania. A tradicional comemoração no Parque Barigui e a festa do Passeio Público também estão suspensas. Além disso, o município divulgou o cancelamento de atividades esportivas e culturais e o fechamento de equipamentos municipais que reúnam grande números de frequentadores.

Clube Santa Mônica

A diretoria do Santa Mônica Clube de Campo divulgou comunicado informando a suspensão, a partir do dia 20 de março, por 15 dias, de todas as suas atividades culturais, sociais, esportivas e de lazer. As atividades internas administrativas e de manutenção ocorrerão dentro do plano de emergência existente. Também estão suspensas as eleições programadas para este domingo, dia 22, ainda sem definição de nova data.

Polícia Federal

A Polícia Federal informou, na manhã desta terça-feira, dia 17, que o atendimento ao público em suas dependências no Paraná está suspenso. A suspensão envolve a Superintendência Regional da PF em Curitiba e nas delegacias de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaíra, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Paranaguá e também em todos os postos de emissão de passaportes.

Apenas as situações consideradas de extrema necessidade terão atendimento, e ainda assim dentro de algumas condições pré-estabelecidas, segundo a PF. A expedição de passaporte será autorizada somente para as pessoas que tenham viagem devidamente comprovada nos próximos 30 dias. As orientações completas podem ser acessadas no link www.pf.gov.br.

 

TJ-PR

 

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) expediu o Ofício-Circular que determinou a suspensão, pelo prazo de 60 dias, de concursos e procedimentos seletivos em geral que exijam provas presenciais ou entrevistas coletivas nas dependências do Poder Judiciário.

 

Ensino superior

As aulas em universidades públicas estaduais estão suspensas a partir de sexta-feira, dia 20. Universidades federais, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão com as aulas suspensas por duas semanas, desde segunda-feira, dia 16. Instituições privadas também optaram pela suspensão de aulas presenciais. A Faculdade de Campina Grande do Sul (Facsul) mantém as aulas até esta sexta-feira, dia 20, e depois dessa data os alunos serão dispensados das aulas presenciais até nova informação. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) suspendeu as aulas a partir de quinta-feira, dia 19. A Universidade Positivo suspendeu aulas e atividades presenciais desde terça-feira, dia 17, até o dia 29 de março. Já o UniBrasil adotou a suspenção das aulas presenciais desde segunda-feira, dia 16, até 29 de março e adotou horário especial de atendimento, das 9h às 20h, desde terça-feira, dia 17, até o dia 27 de março.

56º Aniversário de Barra do Turvo

A programação do 56º Aniversário de Barra do Turvo foi cancelada. O evento iniciaria neste dia 22 de março, com cavalgada e almoço no Recinto do Rodeio.

Mês da mulher

As atividades que seriam promovidas pelo Governo do Estado para comemorar o mês da mulher estão temporariamente canceladas, com perspectiva de realização em data futura, ainda sem definição. Estão entre elas a oficina de empreendedorismo, a palestra no Museu Paranaense com a pesquisadora Sandra Benites, a mesa-redonda ‘Arte não tem gênero, mas artista sim’.

Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira, dia 18, o acesso controlado da entrada e saída de clientes em agências, a abertura antecipada de unidades selecionadas em uma hora, para atender os clientes que estão no chamado grupo de risco, além do gerenciamento de filas e da distribuição de senhas em cores para diferenciar a necessidade individual e agilizar o atendimento.

Caso seja necessário o fechamento de algumas unidades, a Caixa anunciou ainda que vai disponibilizar um número para que os clientes possam entrar em contato via WhatsApp com os gerentes do banco.