Cruzeiro de Tunas é revitalizado e recebe iluminação

Considerado o 1º ponto turístico da cidade de Tunas do Paraná, o Cruzeiro do Morro da Cruz, está ainda mais imponente. Isso porque a estrutura foi revitalizada e recebeu iluminação com tecnologia led, além de obras para facilitar o acesso ao local. A iniciativa é a 1ª da atual administração que pretende contemplar outros monumentos históricos na cidade, visando fortalecer o turismo da região.

Segundo a Prefeitura Municipal, o sistema luminotécnico é alimentado por energia solar, para tanto, uma placa de captação foi instalada ao lado do monumento. O projeto de revitalização do cruzeiro também incluiu a substituição da antiga estrutura de concreto pela de metal, na qual possui 7 metros de altura e quase 5 de largura.

A administração municipal também realizou em parceria com a iniciativa privada, o alargamento da estrada que dá acesso ao topo do morro. A Madeireira Maracanã ficou encarregada da execução da obra feita por uma extensão de 1 km e 400 metros até o início das trilhas, o que vai possibilitar, inclusive, o acesso de veículos. De lá, o trajeto de 110 metros até o cruzeiro é feito a pé.

Executadas sob a coordenadoria da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e do Departamento de Turismo, as obras duraram cerca de 10 meses. Devido ao mal tempo, elas foram entregues por completo somente na última terça-feira (5). “No começo de 2021 demos início ao projeto de revitalização do espaço. Era para ser inaugurado em fevereiro, mas devido às condições do tempo tivemos que adiar”, explica a diretora de Turismo de Tunas, Ana Paula Souza.

A diretora conta que o local já recebeu título de visitação e a confirmação de visitas de grupos de turistas do Rio Grande do Sul. Ela acredita que as recentes obras vão incentivar ainda mais a visitação ao local. “O público agora pode ter acesso mais facilitado ao Cruzeiro, e desfrutar com segurança e conforto, de tudo que ele oferece. Lá de cima temos uma visão privilegiada de nossa cidade”, completa.

O prefeito Marco Baldão, através de suas redes sociais, enfatizou que o monumento além de valorizar o turismo, será um importante instrumento de fé, ainda mais nessa época do ano. “A Cruz nos remete a Jesus Cristo, é o sacrifício que fez afim de que todos fossemos salvos! Que seja um símbolo de paz, esperança e alento a todos nós!”, publicou em seu perfil.

História

O Cruzeiro do Morro da Cruz recebe o título de 1º ponto turístico de Tunas do Paraná. Acredita-se que o monumento tenha sido erguido na década de 90, após a emancipação da cidade, há mais de 30 anos. Sua origem com detalhes somente pode ser contada pelos moradores mais antigos do município.

O que se tem de registro até então, é que a estrutura inicial do cruzeiro era toda de madeira. Em 2011, um incêndio de grandes proporções no morro, destruiu por completo a estrutura inicial. No mesmo ano, o cruzeiro foi reerguido em concreto armado e alvenaria.

O monumento está localizado à uma altitude de 1,180 metros, sendo possível ser visto em vários pontos da cidade, especialmente por quem reside na área central do município. Com a iluminação, os tunenses agora podem contemplá-lo também durante a noite.

Missa da Paz

Por ser considerado um importante símbolo religioso na cidade, o local já se prepara para receber, no próximo 1º de Maio, a tradicional Missa da Paz. A celebração reúne dezenas de fiéis que sobem o morro para rezar pela paz durante o Dia do Trabalho.