Câmara de Colombo analisa 18 matérias e faz entrega de Votos de Congratulações

Na tarde de terça-feira (22), aconteceu a 3ª sessão ordinária do ano de 2022 da Câmara Municipal de Colombo. Na pauta da reunião, os vereadores da 18ª Legislatura deliberaram sobre projetos de lei, indicações e moção. Os trabalhos legislativos foram comandados pelo vereador e presidente da Câmara, Vagner da Viação (PP).

Entre os diferentes assuntos analisados pelos vereadores estão o projeto de lei que institui o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) no Município de Colombo e a proposta que revoga a Lei Municipal nº 1.098/2009 que autoriza o Poder Executivo a ceder o uso de bem público ao Estado do Paraná para a implantação do Programa Federal Mercado Brasil.

Os outros dois projetos autorizam o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, Créditos Adicionais Especiais e Suplementares. Todas essas propostas foram aprovadas em primeiro turno e retornam à pauta da próxima sessão ordinária que será realizada no dia 2 de março.

Além disso, a Casa de Leis apreciou 13 indicações de autoria dos parlamentares Rodrigo Coradin (PTC), Joel Bueno (REDE), Vital Cabelereiro (PTC), Cezinha Heua (PSL), Anderson Prego (PT) e Osmair Possebam (REDE). Entre os pedidos estão estudos para a realização de obras de controle de enchentes, instalação gradual de placas solares, implantação de redutores de velocidade, implantação de travessias elevadas, bocas de lobo, desassoreamento de rio, criação de Cooperativa de Transportes de passageiros realizados por veículos automotores, entre outras demandas de melhorias para a população.

Os vereadores fizeram suas considerações e trataram de assuntos públicos e relevantes durante suas explicações pessoais. Os problemas referentes ao transporte coletivo no município administrado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), trânsito no entorno das escolas no período de entrada/saída dos estudantes, rede geral elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel), obras realizadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) nas ruas da cidade, rodízio de abastecimento de água na região central foram alguns dos temas debatidos.

Moção de Apoio – Aprovado em votação única e por unanimidade, o vereador Anderson Prego (PT) destinou à Câmara dos Deputados uma Moção de Apoio e reivindicação de votação favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 73/2021 (Lei Paulo Gustavo) e ao Projeto de Lei nº 1518/2021 (Lei Aldir Blanc 2), conforme tramitação na Câmara Federal.

Votos de Congratulações – Por iniciativa do vereador Professor Roger (REPUBLICANOS), líder do governo na CMC, a Câmara Municipal de Colombo realizou a entrega de 30 congratulações durante a sessão ordinária. Todas essas proposituras destacaram o reconhecimento dos homenageados pelos relevantes serviços prestados na área de esportes no município. Receberam esses votos o Centro de Treinamento e Formação de Atletas RCS10 Colombo e o Clube União Guaraituba de Colombo (Esporte Clube União Guaraituba). Confira abaixo a lista dos homenageados.