Cães e gatos à espera de um lar podem ser adotados pelo site Adoção VirtuAU da Prefeitura de Pinhais

A Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea) da Prefeitura de Pinhais reforça o pedido de adoção de animais, que pode ser feito virtualmente pelo site da Adoção VirtuAU. Hoje existem mais de 30 bichinhos, entre cães e gatos, ansiosos por um novo lar. São animais sem uma raça definida, os famosos vira-latas, que entregam muito carinho e companheirismo.

Segundo o portal Psicólogo e Terapia, os animais de estimação são capazes de transmitir a sensação de bem-estar por serem carinhosos e cuidarem das pessoas que estão ao seu redor, de forma pura e sincera. O nosso cérebro é capaz de reconhecer um gesto sincero e, por isso, os benefícios desta convivência são sempre muito positivos.

A médica-veterinária da Dibea, Solange Marconcin, orienta quem está pensando em adotar um pet: “Sempre levar em consideração o temperamento do animal com o da família. Não indicamos por exemplo um idoso adotar um filhote, pois filhotes têm muita energia, necessitam de muita disposição do novo tutor, o que pode não ser viável para um idoso”, diz. A dica para quem já tem um bichinho em casa e pretende levar um amiguinho novo é na adaptação. “As primeiras semanas exigem paciência, pois uma interação mal feita compromete a adoção. Apresentar os animais lentamente, deixá-los em ambientes separados por alguns dias, com visibilidade um ao outro, aos poucos deixar juntos por alguns momentos, levar para passear juntos… Esses são os segredos para dar certo”, orienta a servidora.

Além do site, a Dibea também realiza a Feira de Adoção de Cães e Gatos periodicamente, e para participar, seja no evento presencial ou pela Adoção VirtuAU, todos os animais devem estar obrigatoriamente vacinados, castrados e acima de seis meses de idade. Os cães, quando filhotes, precisam de três doses de vacina múltipla (V8), uma por mês, depois somente reforço anual. “Se o cão for adulto e nunca recebeu vacina, indicamos fazer duas doses”, explica a médica-veterinária Solange. Gatos normalmente recebem duas doses da múltipla felina, independente se filhotes ou adultos. Essas vacinas são fornecidas pela prefeitura aos animais de rua. Portanto, animais advindos de tutor anterior devem estar dentro dos critérios explicitados. Gratuita pelo município, a vacina da raiva pode ser aplicada a animais de qualquer origem, com a Gerência da Vigilância Ambiental. Esta vacina é feita apenas uma vez ao ano, independente da espécie, para animais saudáveis a partir de três meses.

Vacinação

A Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, por meio da Seção de Unidade de Vigilância de Zoonoses, oferece a vacinação antirrábica para cães e gatos, gratuitamente.

A vacinação é realizada toda terça-feira, no endereço localizado na Rua Jerônimo Busato Filho, 133, bairro Estância Pinhais. Para vacinação é necessário agendamento prévio, pelo telefone (41) 9102-9824.

Atenção as orientações para vacinação:

– Cães e gatos saudáveis devem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade e revacinados todo ano.
– Animais prenhes não podem receber a vacina.

– Se o animal possuir carteirinha, levar no dia da vacinação.
– O tutor deve ser morador de Pinhais.

Para mais informações, entre em contato com a Dibea pelos telefones whatsapp (41) 992667674 e (41) 992785550.