Bhil Zanetti inaugura novo CMEI no Jardim Diamante e faz lançamento oficial do uniforme escolar

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou no sábado (26), mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), desta vez na comunidade do Jardim Diamante. Em seu nome, a Prefeitura homenageia a Professora Maria Alice Andreata dos Santos, falecida em 2019, e que dedicou anos de sua vida à educação pública local.

Esta já é a 4ª obra feita pela atual gestão no que tange a reinauguração, reforma e ampliação de CMEIs pelo município. Desde 2017, a prefeitura vem ampliando o atendimento na Educação Infantil em Tempo Integral, o que representa uma diminuição de 83% na fila de espera por vagas nos centros educacionais. O projeto da obra foi realizado pela Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento.

O novo espaço foi construído com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O CMEI possui 859 m² e tem capacidade para atender cerca de 100 crianças de zero a três anos, em tempo integral.

Considerada uma das áreas mais importantes em sua gestão, a Educação, o prefeito Bihl Zanetti destacou o trabalho realizado junto à pasta. “Não acredito em país, em estado, que vá pra frente sem investir na Educação das futuras gerações”, disse.

A secretária de Educação, Simone Millek, agradeceu ao prefeito. “Parabéns ao prefeito e a sua administração por colocar em funcionamento essa estrutura e contemplar mais uma região atendendo o desenvolvimento de suas crianças e famílias”, elogiou.

Uma das moradoras do bairro que recebeu a notícia do novo CMEI com alegria foi Ingrid Ferreira, 26 anos, mãe de Enzo Rafael, de 1 ano. Para ela, o novo espaço irá garantir uma melhor qualidade de aprendizagem do filho. “É uma estrutura ótima e as pessoas que nos atendem são muito atenciosas, estou feliz”, disse.

Crianças do CMEIs também receberão uniforme

Em uma ação inédita da atual gestão, o prefeito Bihl Zanetti fez o lançamento oficial do uniforme escolar também para as crianças dos CMEIs. Até então, apenas alunos da rede de ensino fundamental recebiam as peças. Segundo a Prefeitura Municipal, neste ano houve a inclusão da jaqueta de inverno, item que leva em conta a proteção dos alunos durante as baixas temperaturas.

Em contato com a coordenação que cuida da entrega dos materiais, o Jornal União foi informado que os uniformes estão em processo de distribuição nas unidades escolares do município, e que em breve serão repassados à todas as crianças. A Escola Municipal Anna Ferreira da Costa, no Jardim Araçatuba, foi até o momento a primeira unidade de ensino a receber além do uniforme, outros materiais escolares; a entrega aconteceu no mês passado.

Cerca de 5.400 alunos do sistema educacional do município deverão ser beneficiados.

Quadras cobertas

Durante a inauguração, o prefeito Bihl Zanetti também anunciou obras de melhorias nas escolas e garantiu a construção de cobertura em todas as quadras de esportes existentes nas escolas municipais.

Homenagem Póstuma

Durante o evento, os familiares da professora Maria Alice, homenageada com o nome do CMEI, receberam uma placa de agradecimento do prefeito. Na placa trazia um breve histórico sobre sua passagem da educadora por Campina Grande do Sul. “Maria Alice Andreata dos Santos nasceu em 5 de fevereiro de 1938, em Colombo. Mudou-se para Campina Grande do Sul ainda criança. Casou-se com Waldomiro de Souza Santos, com quem teve 4 filhos. Lecionou aulas na Escola Municipal Isolada da Palmeirinha, por quase 20 anos, onde dava aulas para todas as séries do ensino fundamental na mesma sala. Popularmente conhecida como Maria Alice, sempre foi considerada uma pessoa muito alegre e com um coração bondoso. Ela faleceu em 5 de maio de 2019”, traz a descrição.

Presenças

Participaram do evento, o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Jeanderson Souza de Oliveira; a secretária de Educação, Simone Milek; a secretária de Ação Social, Família e Cultura, Fabiana Zanetti, além dos vereadores Felipe Veiga, Cleverson Cordeiro, Sergio Cavagni e Renê Henemann. Também acompanharam a inauguração, diretoras, coordenadoras de cursos e diversas famílias da comunidade.