Após desmentir “fake news”, Prefeitura de Tunas confirma Festival do Balão Ecológico para domingo (31)

Depois de desmentir uma informação considerada falsa sobre a data em que aconteceria o Festival do Balão Ecológico, a Prefeitura de Tunas do Paraná confirmou o evento para o próximo domingo (31). O post anterior que vinha sendo repassado nos grupos de WhatsApp da cidade informava que o evento seria realizado no dia 31 de julho.

Após a informação se tornar viral nas redes sociais, na última segunda-feira (25), a atual administração se manifestou afirmando que se tratava de uma “fake news” e que caso o evento ocorresse, este seria confirmado dois dias antes de sua realização.

No entanto, nesta sexta-feira (29), a prefeitura confirmou o que até então estava sendo tratado como inverídico. O Jornal União, inclusive, veiculou na edição desta semana, com fechamento na quarta-feira (27), uma matéria tratando a data do evento como notícia falsa, com base nas informações oficiais – até aquele momento – estavam sendo repassadas pela prefeitura local.

Sobre o Festival

O Festival do Balão Ecológico chega este ano em sua 7ª edição, o último teve sua realização em 2019. Por conta da pandemia, o encontro de balonistas foi cancelado nos últimos dois anos. A Prefeitura de Tunas em parceria com a SAPEC (Somos Arte, Papel e Cola), programaram duas datas para a realização do evento este ano, mas devido às condições climáticas nos dias de sua realização o festival foi cancelado.

A última edição do evento reuniu cerca de seis mil pessoas entre baloeiros e turistas. Apesar da soltura de balões ser proibida no Brasil, o encontro busca justamente regulamentar a prática com a utilização de balões confeccionados com papel seda e sem fogo. Eles utilizam a energia solar térmica para levantar voo, e com isso, além de mais seguros, são ecologicamente muito mais corretos.

Serviço

Evento: 7º Festival do Balão Sem Fogo

Quando: 31 de julho (domingo)

Local: Pátio da Cocelpa – Tunas do Paraná (PR)

Horário: Início dos lançamentos ao clarear do dia

Duração: Evento de curta duração