Agentes da Guarda Civil Municipal visitam escolas de Campina para falar sobre o “Maio Amarelo”

Agentes da Guarda Civil Municipal de Campina Grande do Sul estão orientando estudantes da rede municipal de ensino sobre educação no trânsito. As atividades, em alusão ao “Maio Amarelo”, já aconteceram em algumas unidades de ensino desde o início do mês.

A ação é feita em parceria com Departamento Municipal de Trânsito – DEPTRAN, com objetivo de orientar os alunos, para que desenvolvam cada vez mais a consciência da sua importância, e se tornem agentes multiplicadores do conhecimento dentro de suas casas no dia a dia.

Parte dos assuntos abordados envolvem às regras de trânsito no que tange ao respeito e segurança, sendo eles: não utilizar vagas destinadas a pessoas idosas ou cadeirantes; não andar acima da velocidade permitida; dar preferência ao pedestre; utilizar itens obrigatórios de segurança e ficar atento à sinalização de trânsito, entre outros.

A novidade deste ano é uma cartilha formulada pela Prefeitura Municipal, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação, através do DEPTRAN, em consonância com o Observatório Nacional de Segurança Viária. Na cartilha consta atividades educativas de trânsito, em que cada aluno terá a oportunidade de desenvolver uma propaganda (através de desenho e criação de slogan) voltada ao tema “trânsito seguro”. O DEPTRAN fará um concurso para escolher a publicidade mais criativa.

A Campanha “Maio Amarelo” foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para reflexão sobre o tema. A cor amarela simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.