27º Congresso ADJORI-PR mostra a força e união dos jornais do Interior

“Sucesso é a palavra que define o 27º Congresso ADJORI-PR”, diz Elizio Siqueira

O 27º Congresso da ADJORI-PR, realizado entre os dias 22 e 23 de maio em Foz do Iguaçu (PR), provou que a Associação de Jornais do Interior do Paraná nunca esteve tão unida. O evento teve participação de 85% dos membros, um dos maiores já vistos durante os congressos promovidos pela associação, e contou com a presença de palestrantes renomados.

Elizio Siqueira encerra o mandato como presidente da associação onde ficou por seis anos

Na avaliação do atual presidente da associação e também presidente do Jornal União, Elizio Siqueira, a palavra que define o evento é “sucesso“. Para ele, a meta de retomar o encontro após dois anos sem sua realização foi devidamente cumprida. “Foi o congresso mais importante feito em meu mandato, tanto pela expectativa de retomada presencial, quanto pela participação dos associados e dos palestrantes convidados. Sucesso é o que define o evento”, avalia.

Um dos fatores que tornou o Congresso ainda mais importante foi a participação dos representantes da Comunicação do Governo Estadual e do Governo Federal, que não somente se fizeram presentes no encontro, mas principalmente integraram o ciclo de palestras, compartilhando suas experiências com o público presente. “Foi a primeira vez que lideranças com essa representatividade estiveram compartilhando seu conhecimento conosco. Foi também uma oportunidade de nós como associação apresentarmos nossas dificuldades e demandas a eles”, destaca.

Outro ponto destacado por Elizio foi a retomada do evento de forma presencial. “É verdade que a ADJORI-PR nunca deixou seus trabalhos durante a pandemia, e sempre esteve atenta aos anseios de seus associados. Mas nada substitui o olho no olho, a experiência do contato pessoal, isso é essencial para todos. Foi um evento de confraternização e troca de ideias em que saímos mais fortalecidos”, finaliza.

“Faremos uma ADJORI para todos”, promete novo presidente

Novo presidente falou após ser eleito por aclamação pelos demais membros

Após ser eleito por aclamação pelos demais membros, o novo presidente da ADJORI-PR, Cidenei Cristian Allebrandt, afirmou que uma das pautas de sua gestão é tornar a associação acessível a todos. “Prometi que irei trabalhar incansavelmente e fazer uma ADJORI para todos e também conversando com os órgãos governamentais, fortalecendo a parceria”, disse Allebrandt, enaltecendo que a Adjori é a maior associação de jornais do Paraná.

O novo vice-presidente, Sérgio Jonikaites, acrescentou que a diretoria que assume tem todo um trabalho a ser realizado e que também deve seguir o que já vinha sendo feito pela gestão anterior. “Confiamos plenamente na capacidade, na boa intenção, e, especialmente, na desenvoltura do novo presidente”, pontuou ele.

Programação do 27º Congresso ADJORI-PR recebeu representantes do Governo do Estado, Governo Federal, Alep, entre outros

Representantes da SECOM, do Governo Federal, André de Souza Costa e José Ricardo, participaram pela 1ª vez do encontro

O evento se iniciou na tarde de domingo (22), com a eleição por aclamação da nova diretoria encabeçada por Cidenei Cristian Allebrandt, do Jornal A Folha do Sudoeste. Em seguida aconteceu a palestra com o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Gilberto Weiss, pautada na expansão dos meios de comunicação.

Na segunda-feira (23) abrindo o ciclo de palestras, o secretário especial de Comunicação Social, André de Souza Costa, juntamente com o secretário de Publicidade e Patrocínio, José Ricardo, ambos da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SECOM), falaram sobre como é feita a divulgação das ações do Governo Federal e a preocupação do governo com os veículos regionais.

Em seguida, o mestre em Comunicação, o professor DR. Carlos Alberto Di Granco, ressaltou a importância do trabalho dos órgãos de imprensa interioranos nas regiões em que atuam, enfatizando que estes devem retratar a realidade local.

Ainda na segunda-feira, teve também a palestra do advogado da ABRALEGAL (Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal), Dr. Bruno Camargo Silva, juntamente com o presidente da entidade, Wlamir Freitas. Silva e Freitas falaram sobre a importância dos meios de comunicação impressos serem instrumentos de transparência do poder público em suas ações.

O 27º Congresso ADJORI-PR finalizou com a cerimônia de posse da nova diretoria, seguido de um jantar de confraternização.  O evento teve o apoio da Itaipu Binacional, da Fomento Paraná. Houve também parcerias feitas com o Hotel Plaza Foz, local onde foi realizado o encontro e o Marco das Três Fronteiras.

Representando o governador Ratinho Junior, o secretário de Estado da Comunicação e Cultura, João Evaristo Debiasi, prestigiou o congresso.

Presenças – Estiveram presentes o presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e da Adjori Brasil, José Roberto Deschamps; o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi; a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Katia Chagas; a assistente do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Teresa Raquel Angheben, além de diretores e colaboradores dos jornais associados.

Nova diretoria

A nova diretoria da ADJORI-PR vai comandar a entidade para os próximos dois anos e está composta pelos seguintes membros:

Chapa: Neri José Giacomini
Presidente: Cidenei Cristian Allebrandt – Jornal A Folha do Sudoeste
Vice -Presidente: Sergio Jonikaites – Jornal Novo Tempo
1° Secretário: Barbara Leticia Mezzomo – Jornal Primeira Linha
2° Secretário: Márcia Moskado Batista de Almeida- Jornal Folha do Norte
1° Tesoureiro: Elizio Jacy Siqueira Junior – Jornal União
2° Tesoureiro: Getulio Vargas Soares – Jornal Cidade
1° Efetivo Conselho Fiscal: Moacir Luiz Guchert – Jornal Gazeta de Palmeira
2° Efetivo Conselho Fiscal: Danielli Artigas de Oliveira Fuck – Jornal Folha de Campo Largo
3° Efetivo Conselho Fiscal: Waldiclei Barboza – Jornal O Popular
1° Suplente Conselho Fiscal: Pedro Evangelista da Silva – Jornal O Repórter
2° Suplente Conselho Fiscal: José Antonio Rodrigues da Costa – Jornal Noroeste
3° Suplente Conselho Fiscal: Sinuê Giacomini – Jornal Folha de Palotina

Homenagem

O nome da chapa é uma homenagem póstuma a um dos membros ativos da ADJORI-PR, Neri José Giacomini que esteve à frente do Jornal A Folha de Palotina. Com a morte recente seu filho, Sinuê Giacomini, é quem passa a assumir o comando do periódico. Emocionado, Giacomini agradeceu a homenagem feita pela nova gestão.  “Agradeço por essa atitude, em nome da empresa e da família. Meu pai participou da Adjori/PR, desde a década de 90. Agora vou seguir o legado que ele deixou”.

Transição

O atual presidente, Elizio Siqueira, permanece ainda no comando da associação até o dia 25 de junho. A partir deste dia, Cidenei Cristian Allebrandt, assume os trabalhos frente à entidade. Atualmente, os membros titulares estão em processo de transição das duas gestões.

O escritório administrativo da ADJORI-PR vai permanecer no atual endereço em Campina Grande do Sul, mas a sede da associação será transferida para Palmas, no mesmo prédio em que funciona o Jornal Folha do Sudoeste. A divisão administrativa visa facilitar os trabalhos da associação pelos próximos dois anos.