Na Amenbra, só amendoim certificado

As regras ortográficas da língua portuguesa definem o uso da consoante m antes das consoantes p e b para a criação dos sons am, em, im, om, um. Na Amenbra, porém, que é uma junção de palavras, ou uma sigla, não cabe essa regra. Amenbra é o nome correto, porque deriva de Amendoim Brasileiro.

Fundada no dia 14 de maio de 1998, a Amenbra Alimentos, localizada na Rodovia do Caqui 3699, é especializada em produtos derivados do amendoim: amendoim salgado crocante, japonês, sem pele, torrado, salgado. E está lançando agora a paçoca, primeira paçoca campinense. A marca principal é Hit Nuts.

A Amenbra começou graças ao empreendedorismo de Carlos Cesar Casagrande, que, antes, tinha uma empresa de salgadinhos em Curitiba. Vindo para Campina Grande do Sul, começou no Jardim Paulista já se especializando em amendoim. O terreno onde foi construída a ampla e moderna fábrica, com 6.000 m2 de área edificada, tem 200 metros de frente. A edificação é uma das mais modernas do parque fabril campinense.

São gerados ali 50 empregos. Carlos Cesar informa que o principal mercado consumidor é São Paulo. Toda a matéria prima – amendoim – é certificada, pois a Amenbra faz parte da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) , seguindo o Programa Pró-Amendoim.