Depois de cinco anos, Campina Grande do Sul volta a ter o serviço de despachante de trânsito

A notícia é boa para os moradores, que ganharão em comodidade, e para o próprio município, que deve aumentar a arrecadação de IPVA

Após aproximadamente cinco anos sem um despachante de trânsito credenciado, Campina Grande do Sul voltou a contar com o serviço. O ‘Guto Despachante’, localizado no Jardim Paulista, abriu as portas no último mês de fevereiro.

A notícia é boa não apenas para os moradores, que voltaram a ter um despachante perto de casa, mas para o próprio município, que deve ganhar em termos de arrecadação. “Durante este longo período sem despachante, a população começou a transferir os seus veículos para os municípios vizinhos, geralmente para endereços de familiares e amigos, mediante declaração de residência ofertada pelo Dentran-PR. Com isso, o município perdeu arrecadação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA”, explica Pedro Augusto Sbalchiero, o Guto, responsável pelo estabelecimento.

A arrecadação  do IPVA é destinada ao governo estadual e ao município onde o veículo foi emplacado – 50% para o estado e 50% para o município. O Paraná é o terceiro estado que mais arrecada no país, atrás apenas de São Paulo e de Minas Gerais. Para se ter uma ideia, em 2019, o último ‘ano normal’, antes da pandemia, Campina Grande do Sul recebeu R$ 5.277.466,71 repassados pelo governo estadual, segundo o portal da transparência do governo do estado.

Só nos primeiros 45 dias de atuação, o Guto Despachante já realizou mais de 300 despachos.

COMODIDADES

Mesmo com um posto do Detran no município há pouco mais de três anos, algumas comodidades, na opinião de Guto, só são oferecidas por um despachante. “Nos diferenciamos do Detran pela desburocratização dos processos, atendimento personalizado e horários estendidos, inclusive aos sábados. Além disso, prestamos assessoria, cumprimos os prazos, não deixamos os clientes em filas, aglomerações e espera por agendamentos. Outro fator importante é a localização do nosso escritório, que está ao lado do cartório do Jardim Paulista, justamente para facilitar a vida dos clientes”, conta Guto.

UM NEGÓCIO DE FAMÍLIA

No caso de Guto, a atuação na área foi passada de pai pra filho. “Tenho o privilégio de estar seguindo os caminhos do meu pai, por quem sinto muito orgulho. Trabalho com ele desde os meus 13 anos e já se vão 15 anos de aprendizados e experiências. Me lembro das primeiras vezes em que fui com ele ao Detran, em Curitiba, e me divertia muito. Também me lembro de mexer na caixa de ferramentas, em busca das tarjetas das placas que haviam sido retiradas dos veículos. Eu gostava dos nomes das cidades”.

O pai de Guto, Antonio Augusto Sbalchiero, foi o primeiro despachante de trânsito de Campina Grande do Sul, em 1986, e tem 35 anos de carreira. “Eu devo tudo a ele e é uma honra poder dar continuidade ao trabalho que ele começou, servindo ao município onde nascemos e que meu bisavô, José Sbalchiero, ajudou a fundar”.

Serviço: o Guto Despachante está localizado na Avenida Alderico Bandeira de Lima, 900 (loja 3, no andar térreo) – Jardim Paulista. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h30 às 18h e aos sábados das 9h às 12h. Os telefones de contato são (41) 99702 – 5959 e (41) 99863 – 1561. O perfil no Instagram é @guto.despachante e a página no Facebook, /gutodespachante.