Seminário Senhora do Rocio comemora 23 anos com sorteio de prêmios e missa festiva

Com a programação reduzida para evitar a propagação da covid-19, a diocese de Paranaguá comemora neste fim de semana o mês das vocações e o aniversário de 23 anos do Seminário Senhora do Rocio, localizado no bairro Araçatuba, em Campina Grande do Sul. Estão programados sorteio de prêmios, missa com o bispo Dom Edmar Peron e almoço festivo no sistema de ‘retirada no local’.

PRÊMIOS

No sábado, dia 28, às 19h, o sorteio dos prêmios da ‘Campanha de Ajuda’ do Seminário Senhora do Rocio será realizado pela Loteria Federal. Serão sorteados uma moto CG, uma TV smart 32″, um fogão de quatro bocas e duas bicicletas. Os ganhadores serão divulgados pelas redes sociais de toda a diocese (facebook.com/diocesedeparanagua e paróquias).

As cartelas custam R$ 10 cada e podem ser adquiridas até quarta-feira, dia 25, diretamente com o Santuário do Rocio, local de referência da campanha.

MISSA E ALMOÇO

No domingo, dia 29, a missa festiva presidida por Dom Edmar Peron está marcada para 10h, no salão social do seminário, com a presença dos sacerdotes, seminaristas, religiosos e fieis – tudo com os cuidados relativos à situação de pandemia. A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook.

Em seguida, está programado o almoço festivo. Como as refeições serão entregues no sistema de ‘retirada no local’, elas ficarão restritas à comunidade próxima ao seminário.

ARRECADAÇÃO

Esta é a segunda vez em que a ‘Festa do Seminário’ não ocorre em seu formato tradicional, por conta da pandemia de covid-19. O evento costumava reunir centenas de pessoas todos os anos, no mês de agosto. Caravanas vinham de muitas cidades para conhecer o lugar e participar da quermesse com gincanas, apresentações, almoço, venda de quitutes e sorteio da ‘rifa do boi’. 

A festa sempre foi uma das principais formas de angariar recursos financeiros para o seminário. Por isso, para contornar a situação, em junho de 2021, foi lançada a ‘Campanha de Ajuda’.

“O Seminário Diocesano é o coração da diocese”, diz o bispo, “rezamos para manter forte este coração e pedimos ao Senhor, mais vocações. Com a ‘Campanha de Ajuda’ estamos garantindo também os recursos para que nada falte neste coração”.

SOBRE O SEMINÁRIO

Instituído pelo bispo Dom Alfredo Novak (1930-2014) em 25 de setembro de 1998, o seminário da Diocese de Paranaguá fica em Campina Grande do Sul, na Rodovia do Caqui, no bairro Araçatuba. O local serve como casa de formação para os candidatos ao presbitério durante os estudos filosóficos e teológicos. Lá, são promovidas as formações humana, pastoral e intelectual de muitos jovens e adultos.

Para a comunidade local é lugar para ações sociais em benefício dos necessitados e para a diocese um espaço de convivência, alegria e acolhimento. No alto de uma pequena colina, a construção foi feita em formato de cruz. A casa, decorada com simplicidade e bom gosto, tem pomar, horta e uma vista das matas e montanhas para propiciar a oração, a contemplação e o silêncio necessários para os estudos. Atualmente, além do reitor, padre Alberto, e do vice-reitor, padre Júnior, o seminário tem quatro estudantes no discernimento de sua vocação e vida sacerdotal. 

COMO AJUDAR

Além de participar das campanhas pontuais, é possível ajudar com o depósito de qualquer quantia na conta do Seminário: Mitra Diocesana/Seminário Senhora do Rocio – banco Sicoob (756) – agência 4368 – conta 35033-8 ou pelo PIX (CNPJ) – 75180760/0021-70. Mais informações: (41) 3423-2020 ou (41) 98730-6701 (WhatsApp).