Prefeitura de Campina Grande do Sul entrega Unidade de Saúde na Canelinha reformada e ampliada

A Prefeitura de Campina Grande do Sul entregou na quarta-feira, dia 24, a reforma, ampliação e revitalização da Unidade de Saúde Rosalina Carvalho de Paula, na localidade da Canelinha.

O prefeito Bihl Zanetti ressaltou a importância da obra para a região e disse que serão realizados novos investimentos. “Estamos acompanhando esse crescimento (interior) e com isso estamos planejando e realizando obras em diversas localidades”.

Com a entrega da obra, a população terá maior oferta de serviços, além de conforto e qualidade no atendimento. Uma das novidades será o atendimento odontológico, com dentista uma vez por semana.

Além de odontologia, a unidade terá atendimentos de ginecologia/obstetrícia, clínica geral e enfermagem.

O secretário de Saúde, Michel Lopes, elogiou a equipe de Saúde e ressaltou a importância da obra para a localidade. “Estamos trabalhando para toda a população, que agora ganha uma nova obra, um excelente trabalho”.

A moradora Iorlanda Marisa, de 54 anos, considerou importante a nova unidade. “É uma obra muito boa, eficaz, que vai atender a todos da Canelinha. Eu tinha uma ansiedade muito grande pelo final da obra, até cafezinho levava para as pessoas que estavam trabalhando nela”.

A unidade conta com aproximadamente 160 metros quadrados de área total, com sala de recepção e farmácia, sala de espera, sala de pré consulta, sala de ginecologia com sanitário, sala de odontologia, sala de curativos, sala de expurgo e esterilização, consultório, copa, dois sanitários adultos, além de um depósito para materiais de limpeza.

Também participaram do evento o diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, o vereador Cleverson Cordeiro Dalprá, a vice-prefeita Belenice Rotini, além dos (as) secretários (as) municipais, equipes de saúde, vereadores e moradores locais.

Quem foi Rosalina?

O nome da unidade de saúde da Canelinha é uma homenagem a Rosalina Carvalho de Paula, mais conhecida como ‘Rosa Belo’. Ela nasceu em 17 de abril de 1892, em Campina Grande do Sul. Casou-se com Manoel Belo Santana, com quem teve nove filhos. Dedicou seu tempo em prol da população da Canelinha. Trabalhava na roça, era parteira e não media esforços para atender a todos que precisavam da sua ajuda. Faleceu em 5 de maio de 1976.

João Maria das Almas, representante da família, agradeceu e falou do trabalho realizado por ela. “Uma pessoa que gostava de ajudar as outras, trabalhou muito em prol dessa comunidade”.