Na contramão da crise: comércio do Jardim Paulista cresce em plena pandemia

O Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, passa por uma grande expansão comercial. A cada semana, novas lojas chegam para incrementar o maior polo comercial do município e da região. Os dados da Prefeitura comprovam. Só neste ano o Departamento de Tributação emitiu 90 alvarás de funcionamento para novos estabelecimentos.

O número de alvarás de construção comercial acompanha a alta. Já foram expedidos 12 desde o último mês de janeiro. Em todo o ano de 2020, foram 28.

Na prática, o número de lojas que abriram as portas nos últimos meses é maior, já que muitas delas são dispensadas da emissão de alvarás e licenças de funcionamento. Desde setembro de 2020, quando foi sancionada a chamada Lei da Liberdade Econômica, esses documentos deixaram de ser exigidos dos Microempreendedores Individuais (MEIs).

A última tendência são os centros comerciais, conjuntos de estabelecimentos de varejo de diferentes ramos. Eles estão cada vez maiores e mais modernos.

Entre os novos pontos comerciais estão venda de alimentos, roupas, calçados, brinquedos e eletrônicos, além de centros de estética, pet shops e muitos outros.

SETOR AQUECIDO

Michel Mocelin, diretor da M. Mocelin Negócios Imobiliários, diz que o setor está aquecido, apesar da crise mundial provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). “No último centro comercial com que trabalhamos no Jardim Paulista, locamos todas as lojas antes mesmo de ele terminar de ser construído. Muitos investidores, principalmente curitibanos, têm nos procurado interessados em investir aqui, inclusive grandes redes, que aguardam a disponibilidade de terrenos para se estabelecerem na região”.

A desburocratização e a flexibilização das atividades comerciais durante a pandemia contribuem para a alta. “A prefeitura tem sido uma grande parceira nossa e de todo o setor de serviços, adotando medidas necessárias para conter o avanço da covid-19, mas sem afetar a economia e a renda de quem investe na cidade e gera empregos”, avalia Michel.

Ele conta que os pontos comerciais do Jardim Paulista valorizaram. “Nos últimos cinco anos, observamos uma grande valorização dos espaços, tanto os valores de locação como os de venda”.

Outro ponto positivo observado por Michel é a baixa inadimplência. “Entre os imóveis administrados por nós, apenas 5% estão inadimplentes. É um percentual muito baixo se comparado à média de outras cidades, que chega a 20%”.

A M. Mocelin, uma das pioneiras da região no ramo imobiliário, é referência em locação e venda de imóveis comerciais e residenciais, além de prestar assessoria na área de investimentos. Ela administra atualmente 200 imóveis e metade deles são comerciais.  

Confira alguns dos estabelecimentos inaugurados nas últimas semanas:

Via Pink Acessórios e Lingeries

Rua Professor Duílio Calderari, próximo à Caixa Econômica Federal

Life Pet Shop

Rua Professora Nilce Terezinha Zanetti, 1084 – loja 3

(41) 3158-3880

Secret Shoes

Rua Professor Duílio Calderari, próximo à Caixa Econômica Federal

Mo Bella Store

Rua Leonardo Francischelli, 462 – loja 5

(41) 9 8866-3707

Empório da Casa

Rua Professor Duílio Calderari, 1598

(41) 3158-3642

Polli Açaí

Rua Alderico Bandeira de Lima, 1113 – loja 4

(41) 9 8505-7179

Harmonic Centro de Estética e Bem-estar

Rua Professora Nilce Terezinha Zanetti, 1084

(41) 9 9880-7698

Croc Brinquedos

Rua Professora Nilce Terezinha Zanetti, 1084 – loja

(41) 9 8503-7932