Marco Baldão recebe prefeitos do Vale do Ribeira em Tunas do Paraná

O prefeito de Tunas do Paraná, Marco Baldão, foi o anfitrião de um encontro que reuniu seis prefeitos do Vale do Ribeira, na última quinta-feira, dia 9. Eles fazem parte do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional do Vale do Ribeira Paraná (Cidrevar), criado há alguns meses com o objetivo de construir uma proposta de desenvolvimento socioeconômico para a região.

Baldão falou sobre o compromisso de unir forças em busca de melhorias para os municípios. “Juntos, vamos traçar as melhores estratégias para fortalecer o Vale do Ribeira. Com o consórcio, estamos aumentando a nossa representatividade e conquistaremos mais atenção das outras esferas de governo”.

O encontro foi realizado na Casa da Cultura. Mais cedo, os prefeitos foram recepcionados na prefeitura.

COMESP

Uma das principais pautas da reunião foi a participação no Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), do qual os sete municípios do Vale do Ribeira já são membros.

Com a presença da diretora do Comesp, Daniela França, ficou definida a criação de um conselho, formado pelos prefeitos da região. “Este grupo será criado dentro da estrutura do consórcio para levar as pautas coletivas e comuns do Vale tanto nas instâncias de discussão e planejamento quanto na execução de ações complementares às políticas públicas”, explicou Daniela.

O grupo receberá o nome de Conselho Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale da Ribeira do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Cidrevar-Comesp).

ASFALTO

Também estiveram entre os assuntos discutidos projetos para a agricultura, turismo e infraestrutura, especialmente a pavimentação asfáltica do trecho entre Cerro Azul e Doutor Ulysses.

Os prefeitos inclusive gravaram vídeos pedindo individualmente pelo asfalto no trecho, que é o único ainda não pavimentado no trajeto até Curitiba. Os vídeos serão encaminhados ao Governo do Estado.

PRESENÇAS

A reunião teve a presença do presidente do Cidrevar, o prefeito de Cerro Azul Patrik Magari, além da prefeita Karime Fayad (Rio Branco do Sul) e dos prefeitos Moisés Branco da Silva (Doutor Ulysses), Toninho Gusso (Bocaiúva do Sul) e Neneu Artigas (Itaperuçu). Técnicos das prefeituras também participaram do encontro. O município de Adrianópolis faz parte do consórcio, mas não enviou representantes.

O evento ainda contou com a presença de vereadores, de secretários municipais e da primeira-dama de Tunas do Paraná, Erineia Frazão.

ORQUESTRA CORDAS DO IGUAÇU

O encontro do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional do Vale do Ribeira Paraná (Cidrevar) foi abrilhantado pelos sons dos violinos, viola e violoncelos da Orquestra Cordas do Iguaçu, ou, como costumam chamar na região, a Orquestra de Tunas. Os músicos, todos tunenses, executaram três peças: Over The Rainbow, de Harold Arlen (tema do filme O Magico de Oz), Pompa e Circunstancia, de Edward Elgar e Livin’ On a Prayer, um clássico de Bon Jovi – executado por um quarteto de músicos da orquestra composto por Anderson Reis I Violino, Felipe Oliveira II Violino, Mario batista Viola e Dheniffer Jacesim, violoncelo.

A Orquestra Cordas do Iguaçu é resultado do Projeto Cordas do Iguaçu, que teve início em 2011 em Tunas do Paraná, com o objetivo de realizar a formação de crianças e adolescentes como músicos instrumentistas, atende a centenas de alunos de dezenas de municípios, incluindo Curitiba e região metropolitana.

O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo músico José Maria Magalhães Silva, integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Quarteto Iguaçu. As aulas são semanais, na Casa da Cultura e na Câmara de Vereadores e têm total apoio da Prefeitura de Tunas do Paraná.

Desde sua formação, a Orquestra Cordas do Iguaçu já atuou em diversos espetáculos e teve a oportunidade de dividir o palco com experientes músicos da cena brasileira, a exemplo de Fagner, Ivan Lins, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Daniel e Alceu Valença. Chama a atenção também as versões exclusivas de clássicos do rock e clássicos do cinema, que podem ser visualizados nas redes sociais e no canal do Youtube