Novo Detran de Colombo oferta de mais serviços para a população

A comunidade de Colombo e região metropolitana de Curitiba conta agora com um novo posto avançado do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A inauguração oficial ocorreu na quinta-feira passada, dia 26, com a presença do governador Ratinho Junior – o local começou a funcionar, em período de testes, no fim de maio. “Colombo precisava de um espaço moderno e funcional como esse. A estrutura antiga era precária, não dava mais conta da necessidade da população. Agora, com os serviços centralizados, ficará mais fácil para quem precisa acessar ao órgão, um dos mais procurados da estrutura do estado”, disse Ratinho Junior.

O investimento na remodelação do espaço foi de R$ 50 mil, além de outros R$ 32,5 mil destinados mensalmente para o pagamento do aluguel do imóvel. O Detran de Colombo conta com uma área total de aproximadamente 4 mil metros quadrados, com local destinado, exclusivamente, para a aplicação de exames práticos de habilitação para carros, motos e categorias C e D. Na parte interna, com 600 metros quadrados de área construída, há espaço coberto para vistoria, local de atendimento, sala de reciclagem, estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) e idosos.

Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 246.540 pessoas, Colombo possui uma frota de quase 143 mil veículos. São realizados mensalmente cerca de 2.500 processos de habilitação, 3.500 processos relativos a veículos e quase 7 mil exames. “Esse posto que estamos chamando de avançado é o último passo de um projeto maior, que é transformar o local em uma Circunscrições Regionais de Trânsito, a Ciretran, disponibilizando todos os serviços possíveis para a população”, destacou o governador. “Porque quando Colombo vai bem, a região metropolitana de Curitiba vai bem e o Paraná vai bem”.

“O novo local do posto avançado de Colombo é uma conquista para nós. Há quase três anos estávamos em busca de um espaço que atendesse as nossas necessidades, e agora vamos poder oferecer à população uma gama maior de serviços, sem a necessidade de comparecer à Ciretran mais próxima”, destacou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita. Ele lembrou, ainda, que a estrutura física complementa um outro projeto em andamento no órgão, com avanço na digitalização da prestação de serviços.

“Buscamos ser uma estrutura 100% sem papel e, passo a passo, chegaremos lá. Já observamos uma crescente demanda nas solicitações via site ou aplicativo”, afirmou. Outro ponto, reforçou Mesquita, é que com a ampliação da quantidade de atendimentos e do volume de serviços ofertados, a sede de Colombo ajudará a desafogar o Detran de Curitiba. “Agiliza muito todos os processos”, disse.

NOVIDADE

Entre os novos serviços que serão oferecidos, destaque para os exames práticos de motos, que não eram realizados no local. Além disso, no posto avançado a população poderá renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tirar a primeira habilitação, fazer o curso de reciclagem, efetivar a compra de veículos com a troca de município, fazer o primeiro emplacamento, comunicação de venda, vistoria, exame prático e teórico.

“O Detran de Colombo funcionava em um ginásio desativado da cidade, não tinha mais condições. Essa parceria com o Governo do Estado, entre tantas em andamento na cidade, vai beneficiar muito a população”, disse o prefeito do município, Helder Lazarotto.

PRESENÇAS

Participaram da inauguração oficial o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, os secretários estaduais João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes); o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o deputado federal Luizão Goulart; o deputado estadual Gilson de Souza; o vice-prefeito de Colombo, Alcione Luiz Giareton; o presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner da Viação; o diretor do posto avançado do Detran de Colombo, Márcio States; e o inspetor Antônio Paim, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná; além de vereadores e demais lideranças do município.