Sesa realiza ação para caminhoneiros, motoristas e viajantes em Campina Grande do Sul

A Secretaria da Saúde do Paraná realiza nesta terça e quarta-feira, dias 9 e 10, em Campina Grande do Sul, uma ação conjunta dirigida para caminhoneiros, motoristas e viajantes, com orientações e testes da Covid-19, vacinação contra gripe e sarampo, além de testes de controle de hipertensão e diabetes. 

A atividade acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Rede de Postos Ipiranga e conta com apoio do Centro Universitário UniBrasil e Polícia Rodoviária Federal. 

Dezoito profissionais de saúde, contratados pelo Governo do Estado e que atuam como bolsistas no período da pandemia estarão nos dois dias, das 8h às 17h, no Auto Posto Túlio/Ipiranga (BR-116, quilômetro 68,5), realizando os testes rápidos para Covid-19, aplicando as vacinas e desenvolvendo ações educativas.

 A Secretaria Municipal de Campina Grande do Sul também vacinará moradores da cidade contra a gripe e sarampo.

“Desde o início da pandemia estamos constantemente ampliando as ações de controle e prevenção, com novas estruturas hospitalares, aquisição de equipamentos e insumos e realização de mais testes rápidos e de RT-PCR. O monitoramento na divisa é importante para fazermos também o bloqueio do vírus; o momento é preocupante e nossas ações de enfrentamento são diárias”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O secretário ressaltou ainda que o combate de outras doenças, como a gripe e o sarampo, também está na pauta das equipes de Vigilância da Sesa. “Estamos em plena campanha nacional de vacinação contra as duas doenças que também matam, mas que diferentemente da Covid-19, podem ser evitadas com a imunização”.

DIA DA IMUNIZAÇÃO

Esta terça-feira, 9 de junho, é o Dia Nacional da Imunização, data criada para reforçar a importância da vacinação nas várias faixas etárias. Por meio do Programa Nacional de Imunização a Secretaria da Saúde do Paraná oferece 19 vacinas na rotina da imunização.

 Para as vacinas previstas no Calendário Nacional, na rotina das salas de vacinação das unidades básicas de saúde, a Sesa informa que o serviço está mantido. Já as campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe seguem até o dia 30 de junho, com esquemas especiais realizados pelos municípios, em locais mais amplos, também com o objetivo de evitar as aglomerações. 

A campanha do sarampo abrange a faixa etária de 20 a 49 anos e, a da gripe, neste momento, é dirigida especialmente para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas  e adultos de 55 a 59 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *