Festa dos Pastorinhos 2020 começa nesta quinta-feira

A Festa dos Pastorinhos, promovida pelo Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Campina Grande do Sul, terá início nesta quinta-feira, dia 13 e encerra no domingo, dia 16, com um almoço festivo. O evento é a abertura dos trabalhos para a Festa de Nossa Senhora de Fátima, que será realizada do dia 4 a 13 de maio.

O pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima, padre Messias, explica que essa festa tem o intuito de celebrar os santos Francisco e Jacinta, canonizados pelo papa Francisco, no ano de 2017. “Eles são os primeiros santos a serem crianças, são os santos desse século. A festa populariza a devoção a Nossa Senhora de Fátima, a partir da mensagem que eles receberam, de oração, penitência e conversão, que é aprofundada nesses dias de evento”.

A Festa dos Pastorinhos foi oficializada no calendário da paróquia apenas em 2017, mas iniciou com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “Foi quando decidimos trazer essa espiritualidade para a região. Nós começamos a popularizar a festa há muitos anos, pois os pastorinhos são crianças, Francisco e Jacinta, para quem Nossa Senhora de Fátima apareceu em 1917 e transmitiu uma mensagem, então eles são interlocutores dessa mensagem. Foram beatificados no ano de 2000 e em 2017 canonizados”.

A festa terá missa nos dias 13,14 e 15, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. E, no domingo, dia 16, missa às 10h30, almoço festivo às 12h (R$ 25 o convite) e o lançamento do show de prêmios eletrônico. 

Conforme o padre Messias, esse é um momento oportuno para iniciar as atividades da Festa de Nossa Senhora de Fátima, em maio. “Fazemos um aporte para maio. É um momento que todos ficam sabendo da festa; há o encontro dos festeiros de Nossa Senhora de Fátima, que são os colaboradores da festa, e criamos um ambiente de irmãos que se encontram e se preparam para a festa da padroeira, com todo o trabalho de organização, busca de recursos e popularização da festa”.  A Festa de Nossa Senhora de Fátima será do dia 4 a 13 de maio deste ano.

Serviço: O Santuário de Fátima está localizado na rua Alderico Bandeira de Lima, nº 1218, no Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul. Mais informações pelo telefone (41) 3679-2815.