Corpus Christi não terá procissão nem confecção de tapetes

A tradicional procissão de Corpus Christi não será realizada este ano por causa da pandemia de Covid-19. No Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, também não haverá a confecção dos tapetes de serragem estampados com artes sacras, típicos da celebração católica.

“Sempre celebramos uma missa única reunindo todas as nossas comunidades. Neste ano, cada local terá a sua própria missa solene, em horários diferentes, e a procissão a pé será substituída por uma carreata”, conta o padre Messias Almeida, pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima.

No Jardim Paulista, a caminhada será substituída por uma carreata.

O Santíssimo Sacramento, símbolo da celebração, será transportado em cima de um veículo, que passará por ruas do bairro acompanhado de um carro de som. “Convidamos as pessoas que não estarão conosco na carreata a se manifestarem de outras formas. Elas podem montar um pequeno altar na frente de casa, acenar com lenços brancos durante a passagem da procissão motorizada ou então reunir a família na porta de casa para receber a bênção”, sugere o padre Messias.

“Durante as missas de Corpus Christi pediremos, sobretudo, bênçãos à humanidade afim de que essa pandemia seja superada. Pediremos também pelos profissionais da Saúde e pelas famílias que tem parentes contaminados”, destaca o pároco. A missa do Santuário, marcada para 15h, e a carreata, serão transmitidas pelo Facebook.

Conforme a última decisão da diocese de Paranaguá, a qual pertence Campina Grande do Sul, está permitido abrir as igrejas com até 30% de ocupação e cumprindo exigências sanitárias, como a o uso de máscara de proteção, álcool em gel, distanciamento social. Continua proibida a participação de pessoas com fatores de risco, como idosos, gestantes e doentes crônicos.

PONTO FACULTATIVO

O dia de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) será na quinta-feira que vem, dia 11. A data, que não é feriado nacional, mas ponto facultativo, é celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que ocorre 50 dias após a Páscoa. Para os católicos, a data celebra um dos mais importantes sacramentos, a eucaristia.

 

 

Celebrações de Corpus Christi:

São José (Jardim Graciosa) – missa às 9h

Nossa Senhora da Luz (Jardim Ceccon) – missa às 10h30

Nossa Senhora Aparecida (Santa Rosa) – missa às 8h30

Santa Rita de Cássia (Jardim Santa Rita de Cássia) – missa às 10h

Sagrado Coração de Jesus (João Paulo II) – missa às 15h

Santuário Nossa Senhora de Fátima (Jardim Paulista) – missa às 15h seguida de carreata*

*Transmissão pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *