Abertas ao público, farmácias adotam protocolos especiais para o atendimento

Consideradas estabelecimentos que prestam serviços essenciais, as farmácias seguem abertas para atender a população nesse momento de isolamento social em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Os locais adotaram algumas medidas que evitam maior contato com os clientes, protocolos recomendados pelo Governo do Estado.

Na Pix Farma do Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, a ordem é manter uma distância considerável dos clientes. Para isso, caixas com medicamentos foram realocadas no espaço e posicionadas em frente aos balcões de atendimento. “Estamos tentando manter certa distância de cada cliente, além de colocar em prática o hábito de lavar as mãos a todo o momento, sem tocar no rosto, usando álcool em gel e deixando o ambiente ventilado”, diz a farmacêutica e proprietária da unidade, Marcia Kato.

Segundo ela, serviços como aferição de pressão ou aplicação de injetáveis estão suspensos. “Tudo que envolva esse contato direto com o paciente nós não estamos fazendo. É uma medida preventiva não apenas para nós, mas para cada pessoa que entra aqui”. O local também reduziu o horário de atendimento, que agora é das 8h às 19h.

Eduardo Gabriel da Rocha, gerente da Farmácia Descontão, localizada no mesmo bairro, conta que a equipe está tomando todos os cuidados para evitar o contágio da doença. “Os colaboradores que atuam diretamente com o público estão usando máscaras. Além disso, colocamos fitas nos balcões de atendimento da farmácia e do caixa, para delimitar um espaço maior entre eles e os clientes”. A higienização constante do ambiente também é algo primordial no local, lembra Eduardo.

PROTOCOLOS

Confira algumas medidas recomendadas pelo Governo do Estado no decreto assinado no último dia 23:

– Providenciar o desenvolvimento de estratégias para diminuir o tempo que o usuário permanece na fila da farmácia, por meio de triagens prévias das prescrições para agilizar o atendimento, priorização de pacientes, dentre outras;

– Disponibilizar de forma visível os insumos como sabonete líquido, álcool em gel 70% e Equipamento de Proteção Individual – EPI, para atendimento seguro e adequado, estando esses de fácil acesso.

– Realizar a limpeza e a desinfecção adequada de todos os ambientes, com especial atenção às superfícies frequentemente tocadas como balcões, caixas, portas, corrimãos, maçanetas e outros.

– Disponibilizar de forma visível aos usuários das farmácias cartazes orientativos sobre os cuidados com a Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *