ONG de Curitiba lança jogo para informar eleitores sobre a disseminação de fake news durante as eleições

O Instituto Mais Cidadania, de Curitiba, lançou o jogo ‘Fake ou News – Eleições’, disponível nas lojas de aplicativos do Google e da Apple. O game, disponível para download gratuito, tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância de não repassar notícias falsas durante o período eleitoral. O projeto tem a parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

‘Fake ou News – Eleições’ é um jogo de perguntas e respostas em que os usuários são confrontados com informações sobre o período eleitoral.

Fake ou News – Eleições’ é um jogo de perguntas e respostas em que os usuários são confrontados com informações sobre o período eleitoral. Diante do que está escrito, eles precisam decidir se compartilham a mensagem ou se a apagam. Depois de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação de acordo com o seu desempenho.

O advogado e professor universitário Roosevelt Arraes, presidente do Instituto Mais Cidadania, explica que a ideia do jogo é estimular a reflexão do público. “Precisamos ter em mente que impedir que as fake news sejam difundidas é uma obrigação de todos.”

O projeto tem uma interface simples, o que auxilia o jogador a navegar pelas respostas e descobrir aquilo que é possível ou não fazer durante o período eleitoral. “Temos também alguns desafios que são baseados em curiosidades e desinformações que circulam em época de eleição”, explica o jornalista Rodolfo Stancki, um dos idealizadores do jogo.

O projeto tem uma interface simples, o que auxilia o jogador a navegar pelas respostas e descobrir aquilo que é possível ou não fazer durante o período eleitoral
O projeto tem uma interface simples, o que auxilia o jogador a navegar pelas respostas e descobrir aquilo que é possível ou não fazer durante o período eleitoral

A equipe de desenvolvimento do jogo é formada por advogados, jornalistas e programadores, que trabalham no projeto desde o início do ano. ‘Fake ou News – Eleições’ é um desdobramento da iniciativa ‘Fake ou News’, que visa a desenvolver produtos com base na gameficação para ensinar o público sobre os cuidados no compartilhamento de informações em redes sociais.

Clique aqui para baixar o Jogo ‘Fake ou News: Eleições’ na Google Play

Clique aqui para baixar o Jogo ‘Fake ou News: Eleições’ na App Store