Começa a terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe

Crianças que têm entre seis meses e seis anos, gestantes e mães até quarenta e cinco dias após o parto são o público-alvo da terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. A imunização começou nesta segunda-feira, dia 11, e vai até o dia 17 de maio.

Do dia 18 de maio a  5 de junho, serão incluídos nesta fase professores das escolas públicas e particulares e adultos de 55 a 59 anos de idade. A meta do governo é vacinar contra a gripe comum, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Na segunda etapa da iniciativa, o objetivo era vacinar 15 milhões de pessoas, mas menos de 50% do público-alvo foram alcançados.

Nesta terceira fase, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, membros das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas e jovens infratores podem se vacinar até o dia 5 de junho.

Profissionais como motoristas, cobradores, caminhoneiros e portuários podem ser vacinados em qualquer posto fixo ou móvel do país. Basta apresentar um documento que comprove a profissão como carteira de motorista, do sindicato e outras.

Já os doentes crônicos ou em condições clínicas especiais devem levar a prescrição médica, se a vacina não for administrada na unidade que faz acompanhamento médico contínuo pelo SUS.
Apesar do baixo número de vacinados na segunda fase da campanha, a primeira, destinada a idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde, foi um sucesso. Quase 19 milhões de idosos foram imunizados, mais de 90% do público-alvo. E quatro milhões de profissionais da saúde, o que corresponde a mais de 75% das pessoas esperadas.