Bocaiúva disponibiliza vacina contra a brucelose para animais

O município de Bocaiúva do Sul realiza, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, a campanha de vacinação contra a brucelose, para todos os animais com idade entre três e oito meses.

O secretário da pasta, João Élcio, a Brucelose é uma doença que afeta diversos animais, inclusive o homem e é causada por bactérias do gênero brucella. Nos bovinos e bubalinos é causada pela bactéria brucella abortus e afeta o sistema reprodutivo, causando diversos problemas como o aborto no terço final da gestação e infertilidade, o que acarreta uma grande perca econômica. “Os humanos podem se contaminar consumindo leite e produtos lácteos contaminados, que não passaram pelo processo de pasteurização, carne crua ou mal passada proveniente de animais contaminados, além do contato direto com mucosas ou secreções dos animais doentes. Causando febre, dores musculares, cefaleia e sudorese podendo evoluir para endocardite e problemas articulares e até levar a morte”.

De acordo com ele, todas as fêmeas bovinas e bubalinas devem ser vacinadas e apenas médicos veterinários cadastrados na Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) podem realizar a vacinação. “Animais de 3 a 8 meses recebem a vacina B19, caso não sejam vacinados dentro dessa faixa de idade, os animais devem ser vacinados com a vacina RB51. Fêmeas prenhas e machos não podem ser vacinados. Os animais vacinados são identificados com brinco e marcação na face de acordo com o tipo da vacina”.

Serviço: a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo fornece o médico veterinário e a vacina B19 para todos os animais (entre 3 e 8 meses) do município de forma gratuita. Interessados devem ir pessoalmente até a Secretaria e realizar o agendamento do serviço com a médica veterinária responsável, informando a quantidade de animais a serem vacinados.