Adrianópolis se prepara para comemorar 59 anos

Encostada numa curva do rio Ribeira, fazendo divisa com a cidade de Ribeira, no Estado de São Paulo, Adrianópolis vai comemorar 59 anos de emancipação política e administrativa no dia 25 de julho. Para comemorar a data, o prefeito Alcides Rodrigues Bassete, o vice Vandir de Oliveira Rosa e equipe elaboraram extensa programação, que começa no dia 26 de julho e vai até o dia 28.

O MUNICÍPIO

Separado de Bocaiúva do Sul, no Vale do Ribeira, o município, com área de 1.341,334 quilômetros quadrados, a 135 quilômetros de Curitiba, é rico em jazidas de minérios como calcário, prata, cobre, chumbo, fluorita. Uma das mais modernas indústrias de cimento do Brasil, do grupo português, Secil, está lá. Trata-se da Supremo-Secil Cimento, com capacidade instalada para produzir 1,7 milhão de toneladas anuais.

Conforme o Ipardes, Adrianópolis produz mandioca em 1,5 mil hectares e milho também em 1,5 mil hectares. Ainda segundo o indicador, a cidade possui importantes criações de bovinos, búfalos, aves e suínos e produção de leite.

Adrianópolis recebeu esse nome em homenagem ao primeiro minerador da região, Adriano Seabra da Fonseca, acrescentando o sufixo grego “pólis” que significa cidade: Cidade de Adriano.

PARQUE ESTADUAL

Outra marca registrada do município é o Parque das Lauráceas. Com 29.086 hectares – o maior parque estadual do Paraná – ele está localizado entre Adrianópolis e Tunas do Paraná. Foi criado em julho de 1979 com o objetivo de proteger um ambiente ainda pouco alterado pela presença humana, no qual  se encontram áreas com florestas primárias – ou seja, que nunca foram cortadas. Destacam-se árvores de grande porte que chegam a ultrapassar 35 metros de altura e pertencem principalmente à família das lauráceas (canelas).

O parque apresenta uma vegetação de transição entre a Floresta Atlântica e a Floresta de Araucária, o que lhe garante uma grande variedade de espécies da fauna e flora, como: bromélias, orquídeas, canelas, entre outras. Com relação à fauna, destacam-se algumas espécies como o papagaio do peito roxo a jacutinga, e uma grande variedade de mamíferos, como antas, felinos, lebres e veados.

 

Confira a programação:

Sexta, 26 de julho

18h – Parque de Diversões

18h – Praça de Alimentação

20h – Dj Jhonny Machado

23h – Bailão Gaúcho com Marca de Gaiteiro

Sábado, 27 de julho

18h – Parque de Diversões

18h – Praça de Alimentação

20h – Dj Jhonny Machado

21h – Show Jordana & Faust

22h30 – Robotron

23h30 – Bailão Gaúcho com Marca de Gaiteiro

Domingo, 28 de julho

18h – Bailão Gaúcho com Marca de Gaiteiro

18h – Parque de Diversões

18h – Praça de Alimentação

20h – Dj Jhonny Machado

21h – Show Bruno e Barreto

23h30 – Bailão Gaucho com Marca de Gaiteiro