Quatro Barras inicia vacinação de idosos

Quatro Barras iniciou nesta terça-feira, dia 9, a 2ª fase de vacinação contra a covid-19. Um novo lote contendo 70 doses da vacina Coronavac foi enviado ontem pelo Governo do Estado. As vacinas são direcionadas exclusivamente para idosos acima de 90 anos, devido à alta taxa de mortalidade deste grupo.

Já na parte da manhã, equipes da Secretaria de Saúde se deslocaram para imunizar os idosos. Um deles foi o morador do Jardim Patrícia, Sr. Raul Pedro da Paz, aos 103 anos, recém completados no dia 1º de janeiro. Bastante lúcido e ativo, Raul elogiou a habilidade da enfermeira Angelica Lopes da Cruz, que aplicou a dose, e falou da felicidade de receber o imunizante.

“Gostei muito, quase não senti a aplicação. Dei até os parabéns à enfermeira”, disse ele. Raul contou que ao longo dos mais de cem anos, nunca tinha presenciado uma pandemia com a mesma rapidez de disseminação. “Tudo mudou muito. O mundo mudou. Mas fico feliz por estar vacinado”, disse ele, dando um exemplo de consciência, ao afirmar que vai seguir com todos os cuidados sempre que sair de casa, como o uso de máscaras.

Assim como Raul, idosos de várias localidades receberam a vacina, a exemplo da moradora do Jardim Menino Deus, Ozana Lopes de Oliveira, aos 98 anos. Ao todo, foram vacinados 21 idosos nesta terça-feira e a imunização continua nos próximos dias.

Pessoas acima dos 90 anos que não foram procurados pelo Setor de Epidemiologia, por não constar no cadastro do SUS, devem entrar em contato com a prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que idosos acima dos 90 anos que não foram procurados pelo Setor de Epidemiologia, por não constar no cadastro do SUS, devem entrar em contato com a prefeitura pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8866, solicitando a vacinação.

FASE 1 e 2

Ainda segundo informações da Secretaria, as equipes aguardam o envio de novos lotes para dar continuidade à vacinação de parte dos profissionais de Saúde ainda não contemplados na 1ª fase.

O município recebeu até o momento 359 doses.

Ao todo, Quatro Barras recebeu até o momento 359 doses da vacina contra o coronavírus. Deste total, já foram imunizados profissionais da linha de frente no combate à doença, profissionais de Saúde das Unidades Básicas, moradores e idosos das Instituições de Longa Permanência e parte dos demais profissionais de Saúde em atividade no município, conforme avaliação de risco.

PRÓXIMAS ETAPAS

As etapas sequenciais de vacinação da 2ª fase englobam idosos acima dos 85 anos e acima das faixas de 80, 75, 70, 65 e 60 anos; além de pessoas com deficiência e agentes de segurança.

A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, diz que o município aguarda ansiosamente pela chegada de mais vacinas. “Recebemos este lote direcionado aos idosos acima de 90 anos, mas à medida que novos lotes forem chegando daremos continuidade à vacinação dos profissionais de Saúde. É importante enfatizar que estamos seguindo rigorosamente o ordenamento determinado pelas autoridades estaduais”.

O prefeito Loreno Tolardo disse que tanto a abertura da 2ª fase é importante, como o término da 1ª. ” Como é uma demanda mundial, sabíamos que a distribuição dos imunizantes seria de forma escalonada e gradual. Nosso desejo é que a vacinação contemple a todos o mais rápido possível. Nossas equipes estão se organizando para agilizar todos os procedimentos a cada novo lote”.


Conheça o Plano Municipal de Vacinação de Quatro Barras:

Fase 1
Trabalhadores/vacinadores contra a covid-19;
Trabalhadores e moradores de Instituição de Longa Permanência;
Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência de referência à Covid-19, Clínicas de Diálise, Serviço de Oncologia;
Trabalhadores de Centros de Atendimento à Covid-19;
Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Atenção Psicossocial;
Trabalhadores de laboratórios que coletam ambulatorialmente e processam testes/exames laboratoriais para a Covid-19;
Trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, como os Pronto Atendimentos (PA) que não são referência para a Covid-19 e de hemocentros;
Trabalhadores que atuam na vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionadas à Covid-19;
Trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácia, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19), cuidadores domiciliares, doulas e trabalhadores atuantes nas áreas administrativas, inclusive gerência e gestão da saúde;
Trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em teletrabalho devido à pandemia, e demais não listados anteriormente.

Fase 2
Idosos acima de 80 anos
Idosos acima de 75 anos
Idosos acima de 70 anos
Idosos acima de 65 anos
Idosos acima de 60 anos
Pessoas com deficiência
Agentes de Segurança

Fase 3
Pessoas com comorbidades

Fase 4
Trabalhadores educacionais e sociais (Cras, Creas e Unidades de Acolhimento)
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo (cobradores, motoristas e administrativo)
Agentes e detentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!