Adrianópolis comemora 59 anos nesta quinta-feira

O município de Adrianópolis vai comemorar 59 anos de emancipação política e administrativa nesta quinta-feira, dia 25. Para comemorar a data, o prefeito Alcides Rodrigues Bassete, o vice Vandir de Oliveira Rosa e equipe estão preparando uma grande festa, que começa na sexta-feira, dia 26, e vai até domingo, dia 28.

A programação conta com shows musicais, baile, parque de diversões e praça de alimentação. A entrada é gratuita.  “Este ano nós focamos na realização dos shows e não haverá o rodeio, mas preparamos a programação com muito carinho para todos. Por isso convidamos toda a população para participar dos eventos, que serão totalmente gratuitos”, diz o secretário de Desenvolvimento do município, João Manoel Pampanini.

A atração principal será o show nacional com Bruno e Barreto, no domingo.

A atração principal será o show nacional com Bruno e Barreto, no domingo, às 21h. Eles cantam os sucessos Amor de Cana, Bruto Memo, Farra, Pinga e Foguete.

O MUNICÍPIO

Encostada numa curva do Rio Ribeira, Adrianópolis pertence à região metropolitana de Curitiba e ao chamado Vale do Ribeira. Faz divisa com a cidade de Ribeira, no estado de São Paulo, com Bocaiúva do Sul e com Tunas do Paraná. O município tem uma área de 1.341,334 quilômetros quadrados e está a 135 quilômetros da capital paranaense.

A cidade é rica em jazidas de minérios como calcário, prata, cobre, chumbo, fluorita. Também é forte em Adrianópolis a produção de mandioca e milho – 1.500 hectares para cada cultivo, segundo o Ipardes – e tem importantes criações de bovinos, búfalos, aves e suínos e produção de leite.

Outra marca registrada de Adrianópolis é a Supremo-Secil Cimento, uma das mais modernas indústrias de cimento do Brasil, do grupo português, Secil. Localizada na cidade, a fábrica tem capacidade instalada para produzir 1,7 milhão de toneladas anuais e gera centenas de empregos.

PARQUE DAS LAURÁCEAS

A principal riqueza natural de Adrianópolis é o Parque Estadual das Lauráceas, criado em 1979 com o objetivo de proteger um ambiente ainda pouco alterado pelo homem, onde há áreas com florestas primárias, que nunca foram cortadas, e árvores de grande porte, que chegam a superar 35 metros de altura. Possui 29.086 hectares e é o maior parque estadual do Paraná, localizado entre Adrianópolis e Tunas.

Apresenta uma vegetação de transição entre a Floresta Atlântica e a Floresta de Araucária, o que lhe garante uma grande variedade de espécies da fauna e flora, como: bromélias, orquídeas, canelas, entre outras. Com relação à fauna, destacam-se algumas espécies como o papagaio do peito roxo a jacutinga, e uma grande variedade de mamíferos, como antas, felinos, lebres e veados.

HISTÓRIA

A história de Adrianópolis é antiga, mas só em 1937 o português Adriano Seabra da Fonseca construiu as primeiras casas, o primeiro comércio e a primeira indústria da região. A colonização só se concretizou quando começaram a ser explorados os recursos naturais que ainda há em grande quantidade na região e são muito importantes para a economia local. 

O primeiro nome do município foi Epitácio Pessoa, então presidente do Brasil. No dia 31 de dezembro de 1937, a aglomeração urbana virou um distrito administrativo e passou a fazer parte do município de Bocaiúva do Sul, com o nome de Paranaí. A transformação do antigo distrito de Paranaí em município ocorreu em 25 de julho de 1960, por meio da Lei Estadual nº 4.245, decretada pelo então governador Moysés Lupion de Tróia, quando recebeu o nome de Adrianópolis.

Adrianópolis recebeu o nome definitivo em homenagem ao primeiro minerador da região, Adriano Seabra da Fonseca, acrescentando o sufixo grego “pólis” que significa cidade: Cidade de Adriano.

 

Confira a programação da festa:

Sexta-feira, 26 de julho

18h – Parque de Diversões

20h – Praça de Alimentação

23h – Dj Jhonny Machado e Bailão Gaúcho com Marca de Gaiteiro

 

Sábado, 27 de julho 

18h – Parque de Diversões

18h – Praça de Alimentação

20h – Dj Jhonny Machado

21h – Show Jordana & Faust

22h30 – Robotron

23h30 – Bailão Gaúcho com Marca de Gaiteiro

 

Domingo, 28 de julho 

18h – Bailão Gaúcho com Marca de Gaiteiro

18h – Parque de Diversões

18h – Praça de Alimentação

20h – Dj Jhonny Machado

21h – Show Bruno e Barreto

23h30 – Bailão Gaúcho com Marca de Gaiteiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!